quinta-feira, 16 de julho de 2009

19 de Agosto - Dia Mundial da Fotografia

Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais...
Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura, que é o seguinte: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.
Baseados neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras dos mais diversos formatos e tamanhos. Enfiavam-se dentro da própria câmera e ganhavam a imagem refletida em uma tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.
Não é difícil imaginar os passos seguintes desta evolução: uma lente, colocada no orifício, melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do assunto.
Com esses e outros aperfeiçoamento, a caixa ficou cada vez menor e o artista trabalhava já do lado de fora, tracejando a imagem protegido por um pano escuro.
Etimologia
Photo (do grego, quer dizer luz) - Photos - FotoGraphy (do grego, significa escrita) - Graphos - GrafiaPhotographia - Photo Grafia - Fotografia = Luz Desenhada
Portanto, fotografia é desenhar com a luz ou "escrita da luz". Fotografia é, como resultado final, uma imagem inalterável, criada pela reflexão da luz.
SUA CLASSIFICAÇÃO EM UMA VISÃO GERAL
A fotografia reproduz o real da forma mais exata possível, pois só consegue "reproduzir" ou "duplicar" uma realidade que lhe é exterior porque opera com conceitos de "reprodução", "objetividade" e realismo que ela própria cria e perpetua.
Nesse primeiro momento, o uso da fotografia foi controverso, pois, para a maioria, esse processo era uma simples reprodução do real e não um processo criativo ou artístico...
Houve uma divisão entre os defensores do uso da fotografia como criação artística e os que a acusavam de servir de instrumento auxiliar para as artes.
Os primeiros fotógrafos, em sua maioria pintores, desenhistas e gravadores que queriam ampliar suas atividades e aumentar sua produção, optavam por utilizar somente essa técnica na elaboração dos retratos, principal estilo consumido por uma população ávida por se ver eternizada.
Diversos estúdios foram abertos nas grandes capitais, e as cidades menores eram visitadas pelos fotógrafos itinerantes. Por Ter um manuseio complicado, a fotografia não era então praticada por amadores, sendo portanto restrita aos profissionais.
Idéia errônea, difundida nos anos 40 e 50, do século XX, por André Bazin, de que a fotografia não pertence ao domínio da cultura, mas ao das ciências naturais, porque é a própria "realidade" que se imprime a si mesma na película. Hoje, não suporta sequer a mais elementar das verificações!
Com a simulação de imagens fotográficas por computador e com a possibilidade de manipular infinitamente os dados registrados na película por processos digitais, estamos assistindo a uma demolição definitiva e possivelmente irreversível do mito da objetividade fotográfica, sobre o qual se fundaram as teorias ingênuas da fotografia como signo da verdade ou como reprodução do real...

DIA DO FOTÓGRAFO?!
Muitos comemoraram o dia 08 de Janeiro como o dia Nacional do Fotógrafo. Mas há controvérsias... Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de Janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia.
Já no dia 19 de Agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia. Também há quem afirme que este é o dia do fotógrafo. E há ainda registros de comemorações no dia 15 de agosto. Já o dia do repórter fotográfico é 02 de Setembro...
dia mundial da fotografia = 19/08
dia mundial do fotógrafo =
dia nacional da fotografia = 15/08?
dia nacional do fotógrafo = 08/01?
Controvérsias à parte, foi no dia 19/08/1839 que a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.
Possivelmente, as datas em Janeiro referem-se à chegada do Daguerreótipo no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16.
A literatura especializada dá conta de que foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro).
Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre...
Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de Agosto de 1832, em Campinas - no interior do Estado de São Paulo.

Um comentário:

  1. Olá!
    Também amo fotografia.Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria VARIEDADES e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.
    Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.Obrigada

    ResponderExcluir