quinta-feira, 23 de julho de 2009

6. Making Of

Descrevemos, aqui, técnicas utilizadas para fazer foto-sub, tomando como exemplo uma foto de nosso banco de imagens de cada vez.

Tartaruga-de-pente

Título: Tartaruga- de- pente (Eretmochelys imbricata) em fundo negro.
(referência de nosso banco: SP83-S)
Dados técnicos: câmera Nikonos V, objetiva 15mm, filme Fujichrome 50 (Velvia), exposiçção f16-90, flash Ikelite 150D em potência total a 50 cm de distância.
Fator-chave: destacar o desenho do casco da tartaruga contra o fundo negro; o filme Velvia, de grão muito fino, ajudou a ressaltar os detalhes do desenho; para obter fundo negro, foi necessário aproximar-se de forma a usar diafragma fechado o suficiente para que o piso, um tanto afastado, não ficasse exposto.
Cabe ressaltar que esta foto, mesmo tendo sido feita com objetiva de 15mm, rigorosamente não se enquadra em nossa classificação de foto de distância, porque não há compromisso no equilíbrio de exposição entre o plano principal e os planos de fundo.
Dificuldade técnica: aproximar-se bastante por sobre a tartaruga, um animal ágil dentro d'água.


Raia Jamanta

Título: Raias Jamanta (Manta birostris) em comboio... Local: Yap, Micronésia.
(referência de nosso banco: YAP-223)
Dados técnicos: câmera Nikonos V, objetiva 20mm, filme Fujichrome 100 (Provia), exposição f8-30, flash Ikelite Ai/n em 1/2 potência, a 80 cm de distância do primeiro plano.
Fator-chave: composição inusitada, com o primeiro plano propositadamente deslocado para o ponto forte inferior direito, permitindo apresentar uma segunda manta posta na profundidade de campo e provocando a sensação de movimento em formação de comboio, característica desses seres de Yap.
Dificuldade técnica: as jamantas de Yap entram nos canais de drenagem dos mangues para se alimentarem e para serem limpas; a água nesse local não é clara, exigindo maior exposição à luz ambiente, razão pela qual se usou velocidade de 30 e afastamento do flash em relação ao eixo da objetiva para evitar backscatter.


Firefishes sobre sua toca

Título: Firefishes (Nemateleotris magnifica) planando sobre suas tocas na areia.
Local: Palau, Micronésia.
(referência de nosso banco: PAU-484)
Dados técnicos: Nikon N-90, caixa estanque, objetiva 105 mm-micro, foco automático, filme Fujichrome 100 (Provia), exposição manual f5.6-60, flash SB-103 em 1/16 potência, a 35 cm de distância do primeiro plano.
Fator-chave: aproximar-se dos peixes lentamente, de preferência sem respirar, porque, ao menor movimento brusco, eles se enterram na areia, podendo levar todo o tempo de um mergulho para sair novamente.
Dificuldade técnica: colocar os peixes num ponto forte de composição, fora do centro, quando se utiliza foco automático de primeira ou de segunda geração.
Alternativas de exposição: (a) nesta foto foi usado diafragma aberto o suficiente para expor fundo claro: sinaliza a iminência de o peixe se esconder na toca e valoriza a parte mais escura de seu corpo - a cauda; (b) poderia ser usado diafragma fechado para tornar o fundo negro, devendo-se, neste caso, aumentar a potência do flash para o primeiro plano: valoriza a parte clara do peixe - a cabeça.


Bull-shark

Título: Tubarão cabeça-chata (Carcharhinus perezi) evitando colisão com a câmera.
Local: Nassau, Bahamas. (referência de nosso banco: BH-161s)

Dados técnicos: câmera Nikonos V, objetiva 20 mm, filme Fujichrome 100 (Provia), exposição f11-90, flash Ikelite Ai/n com potência total a 1 metro de distância.

Fator-chave: sangue-frio; isto é, disparar no exato instante em que o tubarão inicia a curva, sem "disparar" antes.

Dificuldade técnica: enfrentar o "bicho".



Nudibrânquio

Título: Nudibrânquio em habitat natural.
Local: Ilha Queimada Grande - SP.
(referência de nosso banco: SP.QG.02-27)
Dados técnicos: câmera Nikon N-90 em caixa Sea&Sea, objetiva 105 mm-micro, com teleconversor 1.4X, foco manual, exposição manual f45-100, flash Sea&Sea YS-350 em TTL a 15 cm de distância, filme Fujichrome Provia 100.
Fator-chave: a razão de ampliação desta imagem é superior a 1:1. Nestas condições é impossível obter toda extensão do objeto em foco, devendo-se optar por um plano principal. Foi escolhido o plano das antenas do nudibrânquio, por ser o mais rico em detalhes.
Dificuldade técnica: a N-90 não dá boas condições de foco automático para essa razão de ampliação, tendo sido necessário trabalhar com foco manual e reiterar várias vezes a posição da caixa até achar o ponto ideal.


Blue Hole

Título: Mergulhador na entrada do blue hole.
Local: Palau - Micronésia.
(referência de nosso banco: PAU-439)
Dados técnicos: câmera Nikonos V, objetiva 15 mm, exposição f11-M90, sem flash, filme Fujichrome Provia 100.
Fator-chave: trabalhar com a câmera em manual, sem flash, para preservar a silhueta do mergulhador e, ao mesmo tempo, o espaço negativo da entrada do blue hole.
Dificuldade técnica: cálculo da exposição para as zonas claras, de modo a manter o brilho do sol superexposto; para isso, deve-se escolher o fator f, com o seletor de velocidades em automático, apontando o centro da câmera para as zonas claras, de forma a obter pequena superexposição; posteriormente, verificar as zonas escuras, para certificar-se que estarão subexpostas e passar o seletor de velocidades para manual antes de fotografar (lembre-se que o fator f já foi fixado).


Tubarao Baleia

Título: Tubarão baleia e suas rêmoras planetárias.
Local: Placência - Belize.
(referência de nosso banco: Bz.96-352)
Dados técnicos: câmera Nikonos V, objetiva 15 mm, exposição manual f8-125, sem flash, filme Fujichrome Provia 100.
Fator-chave: trabalhar com a câmera em manual, sem flash, já que o flash não teria alcance para um peixe com mais de 9 metros de comprimento e seria apenas um estôrvo; se a câmera fosse usada em "automático" (prioridade A), poderia assumir uma velocidade incompatível com o movimento do peixe e do fotógrafo, ambos deslocando-se em alta velocidade, daí seu uso em manual.
Dificuldade técnica: na verdade, a maior dificuldade neste caso é localizar o tubarão baleia, peixe pelágico que não costuma se aproximar dos recifes de coral. O modelo da foto foi localizado depois de cinco dias de procura, num local e numa época propícias ao seu encontro. O Oceano é imenso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário