terça-feira, 28 de julho de 2009

As melhores câmeras digitais

Até quem conhece fotografia mais a fundo e vive todos os dias em contato com cameras, sente dificuldade na hora de escolher uma câmera digital. Resolvi fazer uma pesquisa procurando o que há de melhor no mercado. Foi um pouco difícil chegar a essa lista….

A lista mostra as câmeras que mais me chamaram atenção em cada categoria. Todas são câmeras lançadas no final de 2006 e início de 2007. As câmeras mais modernas trazem muitas inovações e produzem imagens melhores que a geração anterior. Os preços estão cada vez mais baixos e viáveis para o consumidor comum, portanto, vou abordar os modelos mais recentes.

Também percebi algumas direções novas no mercado e isso me fez reformular as categorias que havia falado no post anterior da série. Agora temos compactas point & shot, compactas amadoras, superzoons e DSLRs. Analisando os últimos lançamentos do mercado fica bem claro que a categoria intermediária, de câmeras compactas amadores (com controles manuais), está desaparecendo. Existem poucas opções e o usuário que se interessar mais por fotografia, provavelmente terá que optar entre uma Superzoom ou uma DSLR. As DSLR estão cada vez mais acessíveis e existem modelos bem compactos e de uso amador.

Todas as máquinas estão linkadas a página delas no Dpreview, o mais completo site de reviews de câmeras digitais.

Point & Shot

Se você vai comprar uma câmera nessa categoria, terá uma bela dor de cabeça. São milhares de opções e fica quase impossível, para o consumidor comum, decidir. Aqui está a minha lista, lembrando que nessa categoria estão as câmeras compactas sem controles manuais de abertura e velocidade, e as variações de preços são muito grandes.

Olympus 770SW - Tem estabilazor de imagem, é a prova d´agua e choque. Uma beleza, mas um pouco cara.

Canon Powershot A560 - Usa pilhas AA. ISO até 1600. Tem um ótimo preço.

Sony Cybershot W35 - Toda a série “W” é muito boa. Preço muito acessível e ótima qualidade.

Panasonic Lumix FX12 - Tem estabilzador de imagem. Lente Leica e bom preço.

Compactas Amadoras.

Nessa categoria, está cada vez mais difícil achar novos modelos. Ela tende a desaparecer do mercado, a medida que as DSLR e as Superzoons fiquem mais baratas.

Canon A570 IS - Ótima câmera com estabilzador de imagem, Bom LCD e ótimo preço.

Ricoh Caplio GX100 - Excelente câmera com boa lente grande angular (24mm). Ótimo LCD e 10mp. O preço deverá ser salgado, quando entrar no mercado.

Casio Exlim EX Z1050 - Bom Preço. 10mp. Várias funções manuais. Ela só tem uma limitação quanto aos ISOs.

A grandes marcas como Canon, Nikon, Pentax e Sony, praticamente não produzem mais câmeras nessa categoria. Para conseguir uma compacta com controles manuais você terá que buscar marcas alternativas como Ricoh, Casio, Sigma, etc.

Superzoons

Não são todas as marcas que produzem superzoons. As marcas que mais investem nessa categoria são a Canon, Panasonic e Sony.

Canon Powershot S5 IS - Camera com LCD móvel, estabilzador de imagem e boa lente. Leve, compacta. Não gosto muito do design, mas a cor preta me agrada.

Sony DSC H7 - Ótima lente com 15x de zoom. Belo visual. Estabilzador de imagem. ISO até 3200.

Panasonic Lumix DMC FZ8 - Essa é minha preferida. Lente Leica excepcional, com muita luminosidade. Estabilzador de imagem. Ótimo LCD. Leve, compacta e bonita.

DSLRs

A categoria de DSLR pode ter várias subdivisões como: amador, semi-profissional e profissional. Vou citar alguns modelos que se destacam na categoria de 10mp. Essa é a categoria intermediária e que oferece uma ótima relação custo x benefício. Diferente do usuário amador, para o profissional os megapixels fazem muita diferença.

Nikon D80 - Essa é uma das câmeras que uso. Rápida, com muitos botões para acessar todo tipo de função de forma mais eficiente. Belo viewfinder com uma grande imagem. LCD perfeito. As cores que ela gera são fantásticas.

Pentax K10D - Selada contra poeira e outros tipos de sujeira externa. Estabilizador de imagem e sistema de limpeza do sensor. Uma camera cheia de atrativos

Canon EOS 400D (XTi) - Bela câmera com 10mp e bom rendimento em ISOs altos. Tamanho compacto.

A lista serve como base na hora da escolha, mas você sempre deve levar em consideração a sua necessidade pessoal e o uso que “realmente” dará a câmera. É importante verificar o que existe disponível no mercado local e, caso as cameras listadas não estejam disponíveis, encontrar modelos semelhantes e com bons diferenciais.

A lista expressa minha opinião pessoal, baseada no que cada camera oferece, e em reviews feitos por outros profissionais. Ficaram de fora ótimas câmeras, mas adquirindo uma das que estão listadas aqui você com certeza estará comprando o que há de melhor em digitais. Essa lista ainda irá durar alguns meses, depois disso novos modelos tomarão os primeiros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário