quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como adicionar marca d água, qualidade das imagens, dimensões e etc.

A galeria TTG Autoviewer Gallery aqui disponibilizada, foi gerada em menos de 5 minutos com fotos diversas da Fotógrafa Kátia Martins, possuí varias opções de configurações, como adicionar marca d água, qualidade das imagens, dimensões e etc.

Neste exemplo, temos um total de 70 imagens que demorou cerca de mais ou menos 10 minutos (conexão 1 MB) para “subir” via upload a partir do próprio Lightroom, vale a pena seu download e é grátis.

TTG Autoviewer

Veja exemplo On-Line

Download Galeria Web: TTG Autoviewer

Abaixo vou disponibilizar pra download 4 presets (by mattk) Adjustment Brush, para quem não conhece localize-o no canto superior direito no modo Developer, conforme destaquei em vermelho na imagem abaixo com uma foto aberta do meu Pai cortando cana lá no interior de Minas. Ô saudade do véio, é bom saber que está melhor que eu aqui em São Paulo, nesta muvuca! Bom, voltando ao que interessa…

Retouching_Brushes

O LR 2 já vem com um preset chamado Soften Skin que serve para suavizar a pele, tirando um pouco das imperfeições, linhas de expressão e etc. Com a instalação destes novos arquivos, você terá também as seguintes opções:

Brightening/Whitening Teeth (Clariar os Dentes)
Whiten Eyes (Clariar o branco dos Olhos)
Red Lips (Deixar os lábios um pouco mais vermelhos)
Iris Enhance (Reforçar a Irís)

A instalação é bastante fácil, um pouco diferente da forma que costumamos adicionar os Develop Presets como a maioria que temos aqui no Lightroom Brasil.

Vá até o diretórios de presets do Lightroom, uma das opções para localiza-lo é executando os seguintes passos:

Menu: Edit >> Preferences… (MAC Preferences) em seguida, acesse a TAB Presets depois clique no botão Show Lightroom Presets Folder.

Abra a pasta Lightroom e acesse o diretório Local Adjustment Presets, você ficará sabendo que esta no lugar correto quando encontrar o arquivo Soften Skin.lrtemplate, agora basta copiar os arquivos baixado aqui para este diretório e pronto!

Bônus
Aproveitando, saiba que você pode adicionar seus Develop Presets da mesma forma, apenas escolha a pasta Develop Presets e os copie para dentro dela.

É isto aí pessoal, espero que curtam.

Robson

Download Presets - Retouching Brushes

Download 21 new RAW Presets Download Cinematic Lightroom Preset

Download 12 Baby Studio RAW Presets

O sistema de backup nativo do Lightroom, apesar de muito bom, não faz cópias de seus Presets, Web Galleries, Panel End Marks, Plugins, Slideshow Templates, Local Adjustment Presets e tudo mais que você adicionou para incrementa-lo ainda mais.

Pensando nisto, o pessoal da The Photo Geek criou este plugin, muito simples e de grande ultilidade. Vale a pena seu download!

Download Backup Plugin

Entre outras funções da ferramenta Painter, vou exemplificar aqui como usá-la para adicionar palavras-chave (ou palavra-chave).

Este método é interessante quando você estiver navegando entre suas coleções, estando no modo grid (atalho: G) e precisar designar palavras-chave aqui e acolá entre suas fotos, não há nada melhor que a ferramenta Painter que te permite de forma muito fácil e rápida borrifar estas palavras.

Localize a ferramenta em forma de uma latinha de spray na parte inferior no modo Library, conforme imagens abaixo:

painter-lightroom-brasil-1

Ferramenta Painter, destacada aqui em vermelho.

Lightroom Brasil | Ferramenta Painter

Imagem ampliada

Ao clicá-la, um menu pop-up aparece perguntando o que você quer “pintar” com ela, selecione Keywords, conforme imagem abaixo

Lightroom Brasil - Menu pop-up ferramenta Painter

Lightroom Brasil - Menu pop-up ferramenta Painter

Digite na textbox a palavra-chave desejada, ou se quiser destinar mais de uma, apenas as separe por vírgula, como mostrado abaixo destacado em vermelho:

painter-lightroom-brasil-4

Informando as palavras-chave desejada

Agora, basta borrifar as palavras-chave nas fotos desejadas.

Por exemplo, em nossa coleção “Diversas” temos quatro fotos que correspondem as palavras-chave “Casamento” e “Melissa”.

Com a ferramenta Painter carregada, clique sobre a correspondente, quando você faz isto, uma mensagem aparece na tela confirmando que você designou as palavras-chave, conforme mostrado na imagem a baixo, e neste momento, seu cursor se torna uma borracha, então se você clicar na foto novamente, ela apaga as palavras-chave recém adicionadas.

painter-lightroom-brasil-5

Palvaras-chave adicionada com sucesso.

Pacote com 13 JPGs presets para Lightroom

Download Wedding Dream 13 Lightroom Presets
Jeffrey’s “Export to Zenfolio” Lightroom Plugin
Download Export-to-Zenfolio

As vezes nos deparamos com alguma foto no Flickr que tem um tratamento legal e nos perguntamos: “Como o cara fez isto?”.

Usando um tipo de engenharia reversa, o site abaixo tenta criar um Preset para o Lightroom, com base na leitura do EXIF da imagem, claro, isto se o usuário não as removeu de sua foto ao enviá-la para Flickr.

Vale a pena testar, o endereço é: http://lrpreset.appspot.com/

Coloquei uma de minhas fotos com o EXIF aberto para testarem:


http://www.lightroom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário