domingo, 26 de julho de 2009

Comprando a Câmera Digital Certa

Decidir-se por uma câmera digital é fácil. Escolher uma – isso já é outra história.

Photo

As câmeras digitais podem tirar fotografias maravilhosas.

Existem muitas câmeras diferentes com mais opções e recursos do que você pode imaginar. Como encontrar a câmera que seja a certa para você? A pesquisa se inicia ao responder duas questões:

O que você quer que a sua câmera faça? Escreva as coisas que você quer fazer com sua câmera e dê prioridade a elas. Cada item se relaciona com um diferente recurso que a câmera deve ter. Claro, é divertido ter à disposição o maior e melhor pacote monstro de recursos em megapixels, mas com que freqüência você vai usar todos eles? Tenha em mente que a maioria das câmeras possui recursos que você nunca vai usar. Mas você pode escolher aquelas que possuem os recursos mais importantes para você. E quando você sabe o que quer de sua câmera digital, economiza o dinheiro dos recursos extras que você não quer, e assim pode gastá-lo com acessórios de que você realmente precisa!

O que você quer fazer com as fotos? Você quer substituir completamente a sua câmera de filme ou quer experimentar uma nova tecnologia? Quer imprimir cada foto e guardá-las em um álbum da mesma forma que fazia com a câmera de filme? Quer armazenar as fotos em seu computador, imprimindo apenas algumas para emoldurá-las? Vai usar a câmera para o seu trabalho, sem nunca tirar as imagens de seu computador? Responder a essas questões ajuda a determinar de quantos megapixels você realmente necessita, onde poderia começar a procurar e qual a margem de preço esperar.

Principais Considerações

Assim que você começar a pesquisar, vai observar que muitas câmeras digitais possuem conjuntos de recursos semelhantes, mas isso não significa que oferecem um desempenho equivalente. Leia as avaliações (tanto aquelas fornecidas on-line e as das revistas). Pergunte aos amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho quais foram suas escolhas. Algumas das principais considerações incluem:

A questão dos megas

De 1,3 a 6,1 megapixels, a maior leva sempre a melhor na corrida dos megapixels. A chave é saber o que você precisa de suas fotos. Para impressão de alta qualidade de tamanho 8x10 ou maior, uma câmera com pelo menos 3 megapixels é uma necessidade. Mas se você só precisa de fotos para um Web site ou impressões em tamanho menor (tais como as de 3x5 ou 4x6), vai obter ótimos resultados e preços menores com a classe de 1 a 2 megapixels. Não faz mal ter mais megapixels do que você precisa, já que deixa margem para ampliar. Se o preço for um problema, uma câmera com menos megapixels faz um bom trabalho. Lembre-se apenas de fotografar com uma resolução maior.

O tamanho faz diferença

As câmeras digitais vêm em todos os formatos e tamanhos. Embora existam câmeras digitais bem pequenas no mercado e que produzem belas fotos, seu tamanho reduzido pode não conter fisicamente todos os recursos que os consumidores desejam. Tenha em mente que apesar de seu vizinho possuir uma câmera digital que cabe em seu bolso, se você precisa de uma com zoom ótico de 10x ou com flash externo, a pedida é uma câmera de tamanho médio a grande. Se uma câmera pequena estiver no topo da sua lista de recursos importantes, esteja ciente de que pode estar sacrificando outros recursos.

Zoom, zoom, zoom

Estar próximo de seu objeto é um dos segredos para se obter as melhores fotos. Mas e aquela coisa de zoom ótico/digital? Bem, existe uma grande diferença entre as duas situações.

O zoom ótico refere-se ao aumento dentro da própria lente quando você aumenta ou diminui o zoom no objeto (também conhecido como alterar a distância focal). Em outras palavras, a lente ajusta-se para frente ou para trás do mesmo modo que numa câmera de filme. O zoom ótico não diminui a qualidade da foto digital. Se você gosta de alterar o zoom, certifique-se de que a câmera possua uma potente capacidade de zoom ótico.

O zoom digital não altera a distância focal. Em vez disso, quando você aumenta o zoom para mais perto, uma porção cada vez menor do sensor digital é usada para gravar a foto digital. Isso tem o efeito de diminuir o número de pixels na foto. Quando há muito zoom e você imprime a foto, ela perde em claridade e nitidez.

Baterias

As câmeras digitais consomem as baterias rapidamente. Isso pode ser bem dispendioso. No mínimo, certifique-se de que a câmera que você escolheu aceita pilhas recarregáveis (a maioria aceita). Câmeras diferentes usam diferentes tamanhos de pilha, e o tipo usado deve ser um fator em seu processo de tomada de decisão. A duração das pilhas é um assunto geralmente tratado nas avaliações da câmera; portanto, preste atenção nos resultados. Uma boa câmera tira aproximadamente 100 fotos com uma única carga, embora haja muitos fatores que podem afetar esse resultado. Já que você não consegue usar a câmera sem as pilhas, é preciso saber se estarão carregadas quando você precisar delas. Aprenda a conservar o tempo de duração das baterias.

Algumas câmeras possuem pilhas patenteadas que são desenhadas para se adequarem a um tipo de câmera. Muitas vezes o carregador não está incluído, o que contribui para uma grande barganha. Leve em consideração o custo de pilhas adicionais e carregadores assim como sua disponibilidade pelo fabricante. Esses suplementos extras você deve mesmo comprar, estejam ou não inclusos na câmera.

Cartões de Memória

O tipo de cartão de memória utilizado pela câmera é outro fator a considerar. Se você quer uma câmera para viajar, um cartão de memória de alta capacidade é muito útil para armazenar as fotos até que você possa baixá-las no computador. Se você usa uma câmera no trabalho ou freqüentemente a carrega com você, deve querer um cartão mais durável. Cartões de memória CompactFlash são atualmente o tipo de cartão de memória mais populares no mercado por causa de sua durabilidade e da extensa variedade de armazenamento que oferecem (de 16 megabytes a 1 gigabyte). Existem hoje no mercado mais câmeras que aceitam cartões de memória CompactFlash que qualquer outro tipo de memória, o que significa que você tem mais escolhas no que se refere a câmeras, cartões de memória e leitores de cartão.

Monitor LCD

Todas as câmeras digitais incluem um visor embutido, geralmente chamado de monitor LCD. O monitor permite que você avalie as fotos ou altere as configurações da câmera. Alguns são grandes e luminosos, e oferecem uma ligeira apresentação das fotos; outros aceitam capas especialmente feitas para tornar os LCDs mais fáceis de ver em dias de muita claridade. Algumas ficam anexadas ao corpo da câmera, enquanto outras se inclinam, giram ou dobram. São todos eles recursos divertidos, mas considere como você usa uma câmera antes de tomar uma decisão. Se você precisa fotografar em esquinas ou beiradas, digamos para trabalho de construções ou reformas, um LCD móvel é uma boa idéia. Fique um tempo olhando para o LCD e certifique-se de que o monitor não força seus olhos.

Modos de Cena

Os modos de captura de cena ajudam você e sua câmera a obter juntos as melhores fotos. Quando você escolha um cenário, como retrato ou paisagem, a câmera automaticamente se ajusta às melhores configurações adequadas para a cena. Se você não quer ter que pensar muito sobre o que está atrás da fotografia e ainda quiser obter ótimos resultados, considere uma câmera com uma ampla variedade de modos de cena.

O Flash e o desagradável olho vermelho

A redução do olho vermelho é um recurso padrão na maioria das câmeras, mas lembre-se de que é apenas uma redução, e não remoção. Se você absolutamente detesta os olhos vermelhos, ou tira muitos retratos, considere uma câmera que tenha uma sapata hot-shoe ou outra conexão para um flash externo. Manter o flash longe da lente reduz as ocorrências e sempre produz fotos mais atrativas. Se você deseja o máximo de controle do flash, procure uma câmera que lhe permita também ajustar manualmente sua emissão. Aprenda mais sobre o olho vermelho.

Comprar uma câmera digital demanda certa pesquisa. Porém, se você fizer a si mesmo as perguntas certas, as escolhas ficam mais claras. A coisa mais importante é que você possua uma câmera pela qual se entusiasme e com a qual queira tirar fotos e que possa ser levada para todo lugar. A melhor câmera para você não precisa ser a mais cara ou a mais popular. É a câmera que faz o que você quer que ela faça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário