sábado, 18 de julho de 2009

CUIDADO! ELES SÃO DELICADOS E SENSÍVEIS.


A primeira coisa a fazer e cuidar do equipamento que você já possui. Qualquer aparelho fotográfico, por mais simples que seja, deve ser tratado com cuidado que merece um mecanismo delicado e sensível. Nunca force uma alavanca ou um botão.

Se algo não esta funcionando bem, pare e tente rever o que você fez, pois provavelmente ocorreu um erro de operação. Se não for possível resolver, um bom mecânico especializado dará solução. E, será sempre muito mais fácil e barato consertar um mecanismo engripado do que outro, quebrado pela impaciência do usuário. Outro cuidado é manter o equipamento sempre limpo. Convém ter um pincel macio para retirar a poeira do corpo da câmera, um outro para fazer o mesmo com a lente, um assoprador, algodão macio e papel limpa lentes adequados. A objetiva é o coração da câmara e se estiver suja, riscada ou engordurada comprometerá irremediavelmente a qualidade do produto final. Uma marca de dedo, por exemplo, se não for retirada, um mês depois se tornará indeletável, pois o ácido úrico, originado do suor irá oxidar seu "coated" . Não sai mais nem com promessa ao santo. Outro detalhe é que o vidro óptico, dada sua composição, risca com facilidade. Portanto, tome cuidado.

De maneira geral deve ser evitar que qualquer contato com a lente, mesmo na limpeza. Se esta puder ser feita apenas com um assoprador, para retirar os grãos de poeira, ótimo! Caso contrario use um pincel de pelo de marta e, se necessário, Papel Limpa lentes, importado da Kodak (envelope amarelo).

Se o preço de um assoprador acoplado a um pincel especial de limpeza para lentes for muito alto, você pode comprar um pincel chato, pelo bem macio (Pêlo de Marta), de 1 cm. de largura, para o corpo e outro. de 0,5cm para a lente, numa loja de tintas ou lojas de estética feminina. O assoprador pode ser adquirido na farmácia, uma bombinha de borracha ótima para estes fins. Devido a fragilidade das lentes, um bom investimento é um filtro UV ou Skylight 1B para funcionar permanentemente como capa e proteção óptica. E ainda mesmo como "para-choques" caso a objetiva bata em algum lugar...

Dessa forma, todo o possível contato ou dano ocorre com o filtro, preservando o elemento frontal da objetiva. Outro grande inimigo do seu equipamento são os fungos, dos quais o mofo e a forma mais conhecida. Estes parasitas ou microorganismos tem um grande apetite por lentes fotográficas, proliferando mais facilmente em lugares úmidos e escuros. Os danos causados pelos fungos vão de manchas irregulares, lembrando minúsculos flocos de neves observados em microscópios no vidro ótico até verdadeiros sulcos em forma de tramas, inutilizando os elementos óticos, tanto das objetivas, dos espelhos internos, como do próprio prisma.

Por isso, guarde sempre o equipamento dentro de caixa de isopor fechada, em lugar seco e, mesmo assim, revise-o periodicamente, fazendo-o tomar sol fraco direto ao menos uma vez por mês, todo aberto. Aproveite para colocá-los em funcionamento, mesmo sem filme! Para ativar os circuitos e a lubrificação interna. Os fungos odeiam o sol. Tome ainda muito cuidado com Poluição, Areia, água do mar e maresia são extremamente danosos e corrosivos. Se for a praia com a câmera deixe-a bem protegida quando não estiver em uso. Depois limpe-a imediatamente. Dentro de um saco plástico transparente, bem fechado longe do sol e calor intenso e da brisa do mar, por exemplo.

Enio Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário