terça-feira, 7 de julho de 2009

Dica n° 1 - Fotografando pessoas

Embora pareça fácil, fotografar pessoas é muito complicado. Nem falo das crianças, que não param quietas mas que sempre rendem boas fotos pelas suas expressões, mas dos adultos. Os artistas, habituados com as câmeras, ao pressentir a presença do fotógrafo interrompem o que estão fazendo e mudam a fisionomia, oferecem o melhor ângulo, escondem os pontos negativos. Isso dura alguns segundos, mas a foto registra uma imagem bonita, quase perfeita, bem diferente do instantâneo.

As pessoas geralmente piscam quando acionamos o obturador. Outras, resolvem gargalhar. A boca aparece escancarada. Olhar diretamente para a câmera é um defeito comum. "Olha o passarinho" era coisa do passado. Os tempos são outros.

Este portrait, do meu amigo Sóstenes, é uma das poucas fotos que fiz de pessoas e me agrada bastante. O modelo está tranqüilo, bem natural. O fundo, mostrando livros sobre a bossa nova, combina com sua camiseta, onde se lê trecho de um dos versos de Vinícius de Moraes. O foco está na pessoa, mas o diafragma fechado deu nitidez suficiente aos livros, que são parte do ambiente.

Sóstenes não está nem de frente, nem de perfil. É o ângulo ideal, sem que o nariz salte para fora do rosto. O flash não "estourou" e as cores estão naturais. O cabelo está bem iluminado.

A foto está equilibrada e o enquadramento correto, não muito fechado. Não aparecem elementos indesejáveis. O plano secundário completa o assunto principal. A sombra causada pelo flash poderia ter sido evitada se uma outra fonte de luz fosse utilizada ou se o Sóstenes estivesse mais afastado dos livros. Infelizmente não foi possível pensar nesses detalhes na hora de fotografar. A sombra do flash só acontece na hora em que a fotografia é batida e nem nos damos conta dela. Aí já é tarde. Somente a prática nos leva a prever todas essas situações e a evitá-las.

Considerando que foi um instantâneo, usando uma câmera de apenas 2 megapixels, a fotografia não compromete o fotógrafo.

O conselho que dou para quem gosta de fotografar pessoas: tirar várias fotos. Descartar as que apresentarem defeitos. Isso pode ser feito na hora, para não ocupar espaço com algo que não vai servir. Essa é a grande vantagem da fotografia digital. Podemos fotografar bastante, aprendendo com os erros e acertos, sem gastar nada com isso.

Paulo Afonso (fotógrafo e editor do Alma Carioca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário