terça-feira, 7 de julho de 2009

dica n° 2 - Composição e enquadramento

Esta dica se aplica a quem pretende fotografar uma linda paisagem. Pode até fazê-lo, embora a deslumbrante paisagem não será tão linda quanto pareceu, após ser reduzida a um tamanho mínimo em papel ou na tela de um computador. Colocar algo no primeiro plano é muito importante. O ideal seria colocar um arbusto, um barco, algo inanimado, pois geralmente as pessoas querem aparecer de frente. Neste caso, com as pessoas de frente, é melhor esquecer a paisagem e focar apenas na pessoa.

Esta foto mostra duas moças apreciando a paisagem do Arpoador. Elas fazem parte da paisagem. Não estão lá para aproveitar o espaço da fotografia. Olham para o mar, não para a câmera. Estão colocadas no chamado ponto ouro, com espaço para a visão percorrer.

"A composição é a arte de ordenar com sentido de unidade, as figuras e elementos de um quadro, de modo a se obter um maior efeito de beleza e emoção."

Esta frase, de J.D. Sagaró, autor do livro "Composição Artística", mostra como é importante nos preocuparmos com todos os elementos de uma fotografia. Não podemos colocá-los em qualquer lugar. Os quatro "pontos ouro" são fundamentais para uma composição harmoniosa.

Paulo Afonso (fotógrafo e editor do Alma Carioca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário