terça-feira, 7 de julho de 2009

Dica n° 3 - Desfocar o fundo

A melhor maneira de destacar o primeiro plano, onde está o assunto principal, é desfocar o fundo. Isso elimina elementos que não devem fazer parte da fotografia, ou até aqueles que combinam com o ambiente, mas que somente serviriam para desviar a atenção do assunto principal.

Quando nossa vista não funciona bem costumamos apertar os olhos para conseguir enxergar melhor. Estamos como que fechando o diafragma, reduzindo a quantidade de luz que nossos olhos recebem, tentando obter maior nitidez na imagem. Na fotografia é a mesma coisa. O foco é mais crítico quando o diafragma está mais aberto, pois a profundidade de campo se reduz. A profundidade de campo, ou seja, a área de nitidez, é maior com o diafragma mais fechado.

Sempre que abrimos o diafragma um ponto, estamos dobrando a quantidade de luz que vai até o "filme". E aí precisamos dobrar a velocidade do obturador para compensar essa abertura maior. Se vai passar o dobro de luz, esta deve passar na metade do tempo.

As câmeras mais sofisticadas oferecem tanto a opção de ajuste automático, quando elas escolhem a abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade (ISO), quanto permitem o ajuste manual. Neste caso o fotógrafo pode escolher, manualmente, entre dar prioridade à abertura do diafragma ou à velocidade do obturador. Algumas câmeras exigem que o fotógrafo indique tanto a abertura quanto a velocidade. Outras, como a Canon S5IS oferecem a possibilidade de indicar apenas uma dessas variáveis e ela se encarrega de ajustar a outra.

Assim, para desfocar o fundo, basta abrir o diafragma ao máximo e bater a foto. A velocidade do obturador será regulada pela câmera levando a sua escolha em consideração. Havendo luz bastante a velocidade será bem alta, evitando super-exposição.

E o resultado impressiona.

Paulo Afonso (fotógrafo e editor do Alma Carioca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário