sábado, 18 de julho de 2009

Dicas para preparar uma viagem fotográfica

Prof. Enio Leite

Antes de arrumar as malas, examine com cuidado o roteiro de sua viagem e elabore breve projeto das fotos que pretende fazer. Carregue a câmera com filme e o flash com pilhas novas. Certifique-se de que seu equipamento está funcionando perfeitamente. Antes de viajar, faça um teste. Tire algumas fotos e revele-as em seguida. É a melhor maneira de checar se tudo está em ordem.

Procure estar bem informado da rota que pretende fazer. Faça um prévio roteiro dos locais mais importantes que pretende registrar. Inclua fotos que captem aspectos específicos, como feiras típicas da região, artesanatos, meios de transporte diferentes, comidas locais, danças e outras manifestações culturais. Procure sempre contar uma história através de imagens.

Antes de partir, confira os seguintes itens:

1. Cuidados com o equipamento
Mantenha todo seu equipamento sempre limpo. O acúmulo de poeira externo, interno ou marcas digitais na objetiva prejudicam a qualidade de suas fotos. Limpe a parte interna com pincel bem macio e bombinha de ar de borracha. Cuidado para não tocar na cortina ou obturador.

A parte externa pode ser limpa apenas com pano úmido. Não utilize álcool ou produtos químicos, secando-a logo em seguida. Para limpar a objetiva, remova primeiramente toda a poeira com bombinha de ar. Em seguida, use pincel macio, de pêlo de Marta ou de Camelo. Para remoção de manchas use papel óptico próprio, encontrado no comércio especializado.

Use sempre filtro UV ou Skylight para proteger a objetiva e mantenha-a sempre tampada.
Nunca deixe pilhas ou baterias dentro do seu equipamento por muito tempo sem uso. Tenha sempre pilhas ou baterias extras dentro da bolsa.

2. Câmeras recomendadas
Se você já domina a técnica em fotografia, a melhor câmera é a mecânica, pois resistem melhor os riscos de uma viagem. Caso você não possui tanta prática, opte por uma automática, para evitar perder alguma cena importante. Se você não possuir recursos para comprar uma câmera mais avançada, tente comprar uma mais simples, com foco e exposição automática, com zoom (de preferência 28-200mm) e flash.

3. Objetivas
As objetivas mais indicadas para fotos de viagem são as grande angulares de 24 ou 28mm, ideais para paisagens e arquitetura. Possibilitam obter boas fotos da maioria dos casos. Use a objetiva normal de 50mm para fotos de família, tendo como fundo pontos turísticos.

As objetivas macro 55 ou 100mm são recomendadas para fotografar insetos, pequenos animais, flores e plantas, podendo ser substituídas por um jogo de filtros close-up ou tubos de extensão.

As teleobjetivas são mais indicadas para fotografar detalhes a longa distância, animais, aves e fotos de por do sol, onde o próprio sol ao entardecer ou a lua são registrado em maiores proporções.

4. Filtros
O filtro polarizador é indispensável em qualquer viagem. Há dois tipos: Linear, para objetivas mecânicas e circular. Filtro giratório, cujo efeito pode ser constatado diretamente no visor. Elimina reflexos de superfícies não metálicas, como vidro, plástico, água, etc. Usado também para dias ensolarados para escurecer e saturar o azul do céu. Empregado também para absorver o excesso de azul da luz solar, dar mais vida à vegetação e proporcionar maior saturação e separação das cores e tons de cinza.

5. Acessórios
Os acessórios mais usados são: o tripé (para uso com velocidades baixas ou grandes teleobjetivas) o cabo disparador (para evitar fotos tremidas em conjunto com o tripé), bolsa de equipamentos e flash.

O uso do flash tem várias utilidades. A principal delas é você poder fotografar em locais escuros ou com pouca iluminação, com filmes de ISO 100. O flash também pode ser utilizado como fonte complementar, é o caso de luz de enchimento para evitar sombras indesejáveis em locais com muito sol. Minimiza o efeito das sombras, aumentando a riqueza de cores e detalhes.

6. Fotos com velocidade rápida
Para fotografar quedas d’água em local com boa iluminação, ou ondas batendo nas pedras o ideal é sempre usar altas velocidades. Para congelar as gotas de água batendo em rochas, velocidades acima de 1/500 já são suficientes para congelar as gotas suspensas no ar. Para congelar as asas de um beija flor e outros movimentos rápidos é necessário velocidades acima de 1/2000.

7. Fotos com velocidade lenta
Para fotografar em baixa velocidade, sempre que possível use tripé e cabo disparador. Caso você não tenha cabo disparador uma opção é usar o self-timer da câmera em conjunto com o uso do tripé.

Se você pretenda fotografar cachoeiras ou rios com água em movimento, em locais com pouca iluminação, uma opção é usar baixas velocidades de obturador, com o objetivo de borrar o movimento da água, proporcionando efeito aveludado similar á véu de noiva. Para isso use pequenas aberturas na lente, f16 ou f22, com a câmera montada no tripé usando filtro de densidade neutra (ND) ou polarizador, para aumentar propositadamente o tempo de exposição.

8. Fotos noturnas
Fotografar a noite é muito mais fácil do que parece. Use filmes de ASA 100. As automáticas mais avançadas conseguem fotografar programando a exposição até 30 segundos ou 1 minuto. Neste caso monte a câmera no tripé e acione lentamente o botão de disparo.

Na maioria das câmaras mecânicas isto não é possível, mas também é simples. Monte sua câmera no tripé, ligue um cabo disparador, coloque o ajuste da velocidade na posição B (Bulb), coloque a lente na abertura f8 ou f11 , aperte o cabo disparador e o mantenha apertado variando o tempo entre 15 segundos a 1 minuto, dependendo da intensidade da iluminação noturna. Efetue alguns testes antecipadamente.

Aproveite as ruas e casas iluminadas com decorações de Natal. Os resultados são surpreendentes.
9. Fogos de artifício
Monte a câmera no tripé. Coloque abertura f11 e a velocidade em B (Bulb). Aponte para o céu escuro. Não pode haver luzes de postes, edifícios ou outras similares. O fundo tem que estar totalmente escuro. Com o disparador acione a câmera no exato momento de ignição dos fogos. Quando esses terminarem, coloque uma cartolina preta na frente da lente e espere por uma nova bateria de fogos. Pronto! Depois confira os resultados.

10. Composição
Uma boa composição é indispensável para melhorar o aspecto visual da fotografia e torná-la mais agradável. Procure sempre ser objetivo, sucinto e privilegiar a harmonia e estética. Observe as cores e tons. Tente sempre combina-los. Cuidado para que seu assunto não tenha a mesma tonalidade em relação ao fundo. Trabalhe com o recurso do “Contraste”. Objetos claros, fundo escuro e vice-versa.

Fotos em movimento, propositadamente tremidas em baixa velocidade, produzem efeitos interessantes para valorizar seu impacto visual. O que vale é a sua criatividade e seu o bom senso.

11. Filmes
O filme que produz imagens mais adequadas á realidade é o slide. Além de possuir cores mais definidas e saturadas, ao serem projetados transmitem a sensação de estarmos no local fotografado. Os melhores são de ISO 100 ou 50 pois apresentam cores mais vivas e agradáveis.

Dos filmes negativos para ampliação em papel, os melhores são os de ISO 100, pois possuem maior nitidez e cores mais vivas. Use filmes mais sensíveis (de ISO 400 em diante) apenas quando for necessário. Dia nublado, com zoom, por exemplo. Lembre-se que quanto mais sensível, maior será a perda de sua qualidade final.

12. Planejar com antecedência
Um dos pontos básicos para melhorar suas fotos é o planejamento antecipado do que vai ser fotografado. Sempre que a maioria das fotos publicadas em livros, revistas, outdoors e na grande mídia são resultado de grandes projetos. Há uma grande diferença entre “Projeto e Acidente Fotográfico”

13. Analise os seguintes pontos
O que pretendo fotografar?
Quais as condições de luz e de ambiente?
Que tipo de filmes deverei utilizar? Negativos ou Slides? Qual a melhor sensibilidade?
Quais os tipos de acessórios necessários?

Depois, cheque se o equipamento está em ordem: pilhas do flash novas, lentes limpas, cabo de conexão do flash. Confira seu fotômetro em várias condições de luz. A única coisa que não pode ser planejada é a reação ou expressão das pessoas. Ela deve ser natural e espontânea. Além de todo o preparo antecipado, devemos ter paciência e persistência para conseguir o gesto, o olhar, o sorriso mais adequado.

Nesse momento, a teleobjetiva ajudará bastante, pois permite que o fotógrafo se mantenha afastado do assunto, facilitando a desinibição e a expressão natural. 13. Outra grande dica é observar atentamente as fotografias feitas por outros fotógrafos. Os erros previamente cometidos podem ser evitados nas suas fotos. Esse exercício ajudará a melhorar sua técnica, Prof. Enio Leite

Antes de arrumar as malas, examine com cuidado o roteiro de sua viagem e elabore breve projeto das fotos que pretende fazer. Carregue a câmera com filme e o flash com pilhas novas. Certifique-se de que seu equipamento está funcionando perfeitamente. Antes de viajar, faça um teste. Tire algumas fotos e revele-as em seguida. É a melhor maneira de checar se tudo está em ordem.

Procure estar bem informado da rota que pretende fazer. Faça um prévio roteiro dos locais mais importantes que pretende registrar. Inclua fotos que captem aspectos específicos, como feiras típicas da região, artesanatos, meios de transporte diferentes, comidas locais, danças e outras manifestações culturais. Procure sempre contar uma história através de imagens.

Antes de partir, confira os seguintes itens:

1. Cuidados com o equipamento
Mantenha todo seu equipamento sempre limpo. O acúmulo de poeira externo, interno ou marcas digitais na objetiva prejudicam a qualidade de suas fotos. Limpe a parte interna com pincel bem macio e bombinha de ar de borracha. Cuidado para não tocar na cortina ou obturador.

A parte externa pode ser limpa apenas com pano úmido. Não utilize álcool ou produtos químicos, secando-a logo em seguida. Para limpar a objetiva, remova primeiramente toda a poeira com bombinha de ar. Em seguida, use pincel macio, de pêlo de Marta ou de Camelo. Para remoção de manchas use papel óptico próprio, encontrado no comércio especializado.

Use sempre filtro UV ou Skylight para proteger a objetiva e mantenha-a sempre tampada.
Nunca deixe pilhas ou baterias dentro do seu equipamento por muito tempo sem uso. Tenha sempre pilhas ou baterias extras dentro da bolsa.

2. Câmeras recomendadas
Se você já domina a técnica em fotografia, a melhor câmera é a mecânica, pois resistem melhor os riscos de uma viagem. Caso você não possui tanta prática, opte por uma automática, para evitar perder alguma cena importante. Se você não possuir recursos para comprar uma câmera mais avançada, tente comprar uma mais simples, com foco e exposição automática, com zoom (de preferência 28-200mm) e flash.

3. Objetivas
As objetivas mais indicadas para fotos de viagem são as grande angulares de 24 ou 28mm, ideais para paisagens e arquitetura. Possibilitam obter boas fotos da maioria dos casos. Use a objetiva normal de 50mm para fotos de família, tendo como fundo pontos turísticos.

As objetivas macro 55 ou 100mm são recomendadas para fotografar insetos, pequenos animais, flores e plantas, podendo ser substituídas por um jogo de filtros close-up ou tubos de extensão.

As teleobjetivas são mais indicadas para fotografar detalhes a longa distância, animais, aves e fotos de por do sol, onde o próprio sol ao entardecer ou a lua são registrado em maiores proporções.

4. Filtros
O filtro polarizador é indispensável em qualquer viagem. Há dois tipos: Linear, para objetivas mecânicas e circular. Filtro giratório, cujo efeito pode ser constatado diretamente no visor. Elimina reflexos de superfícies não metálicas, como vidro, plástico, água, etc. Usado também para dias ensolarados para escurecer e saturar o azul do céu. Empregado também para absorver o excesso de azul da luz solar, dar mais vida à vegetação e proporcionar maior saturação e separação das cores e tons de cinza.

5. Acessórios
Os acessórios mais usados são: o tripé (para uso com velocidades baixas ou grandes teleobjetivas) o cabo disparador (para evitar fotos tremidas em conjunto com o tripé), bolsa de equipamentos e flash.

O uso do flash tem várias utilidades. A principal delas é você poder fotografar em locais escuros ou com pouca iluminação, com filmes de ISO 100. O flash também pode ser utilizado como fonte complementar, é o caso de luz de enchimento para evitar sombras indesejáveis em locais com muito sol. Minimiza o efeito das sombras, aumentando a riqueza de cores e detalhes.

6. Fotos com velocidade rápida
Para fotografar quedas d’água em local com boa iluminação, ou ondas batendo nas pedras o ideal é sempre usar altas velocidades. Para congelar as gotas de água batendo em rochas, velocidades acima de 1/500 já são suficientes para congelar as gotas suspensas no ar. Para congelar as asas de um beija flor e outros movimentos rápidos é necessário velocidades acima de 1/2000.

7. Fotos com velocidade lenta
Para fotografar em baixa velocidade, sempre que possível use tripé e cabo disparador. Caso você não tenha cabo disparador uma opção é usar o self-timer da câmera em conjunto com o uso do tripé.

Se você pretenda fotografar cachoeiras ou rios com água em movimento, em locais com pouca iluminação, uma opção é usar baixas velocidades de obturador, com o objetivo de borrar o movimento da água, proporcionando efeito aveludado similar á véu de noiva. Para isso use pequenas aberturas na lente, f16 ou f22, com a câmera montada no tripé usando filtro de densidade neutra (ND) ou polarizador, para aumentar propositadamente o tempo de exposição.

8. Fotos noturnas
Fotografar a noite é muito mais fácil do que parece. Use filmes de ASA 100. As automáticas mais avançadas conseguem fotografar programando a exposição até 30 segundos ou 1 minuto. Neste caso monte a câmera no tripé e acione lentamente o botão de disparo.

Na maioria das câmaras mecânicas isto não é possível, mas também é simples. Monte sua câmera no tripé, ligue um cabo disparador, coloque o ajuste da velocidade na posição B (Bulb), coloque a lente na abertura f8 ou f11 , aperte o cabo disparador e o mantenha apertado variando o tempo entre 15 segundos a 1 minuto, dependendo da intensidade da iluminação noturna. Efetue alguns testes antecipadamente.

Aproveite as ruas e casas iluminadas com decorações de Natal. Os resultados são surpreendentes.
9. Fogos de artifício
Monte a câmera no tripé. Coloque abertura f11 e a velocidade em B (Bulb). Aponte para o céu escuro. Não pode haver luzes de postes, edifícios ou outras similares. O fundo tem que estar totalmente escuro. Com o disparador acione a câmera no exato momento de ignição dos fogos. Quando esses terminarem, coloque uma cartolina preta na frente da lente e espere por uma nova bateria de fogos. Pronto! Depois confira os resultados.

10. Composição
Uma boa composição é indispensável para melhorar o aspecto visual da fotografia e torná-la mais agradável. Procure sempre ser objetivo, sucinto e privilegiar a harmonia e estética. Observe as cores e tons. Tente sempre combina-los. Cuidado para que seu assunto não tenha a mesma tonalidade em relação ao fundo. Trabalhe com o recurso do “Contraste”. Objetos claros, fundo escuro e vice-versa.

Fotos em movimento, propositadamente tremidas em baixa velocidade, produzem efeitos interessantes para valorizar seu impacto visual. O que vale é a sua criatividade e seu o bom senso.

11. Filmes
O filme que produz imagens mais adequadas á realidade é o slide. Além de possuir cores mais definidas e saturadas, ao serem projetados transmitem a sensação de estarmos no local fotografado. Os melhores são de ISO 100 ou 50 pois apresentam cores mais vivas e agradáveis.

Dos filmes negativos para ampliação em papel, os melhores são os de ISO 100, pois possuem maior nitidez e cores mais vivas. Use filmes mais sensíveis (de ISO 400 em diante) apenas quando for necessário. Dia nublado, com zoom, por exemplo. Lembre-se que quanto mais sensível, maior será a perda de sua qualidade final.

12. Planejar com antecedência
Um dos pontos básicos para melhorar suas fotos é o planejamento antecipado do que vai ser fotografado. Sempre que a maioria das fotos publicadas em livros, revistas, outdoors e na grande mídia são resultado de grandes projetos. Há uma grande diferença entre “Projeto e Acidente Fotográfico”

13. Analise os seguintes pontos
O que pretendo fotografar?
Quais as condições de luz e de ambiente?
Que tipo de filmes deverei utilizar? Negativos ou Slides? Qual a melhor sensibilidade?
Quais os tipos de acessórios necessários?

Depois, cheque se o equipamento está em ordem: pilhas do flash novas, lentes limpas, cabo de conexão do flash. Confira seu fotômetro em várias condições de luz. A única coisa que não pode ser planejada é a reação ou expressão das pessoas. Ela deve ser natural e espontânea. Além de todo o preparo antecipado, devemos ter paciência e persistência para conseguir o gesto, o olhar, o sorriso mais adequado.

Nesse momento, a teleobjetiva ajudará bastante, pois permite que o fotógrafo se mantenha afastado do assunto, facilitando a desinibição e a expressão natural. 13. Outra grande dica é observar atentamente as fotografias feitas por outros fotógrafos. Os erros previamente cometidos podem ser evitados nas suas fotos. Esse exercício ajudará a melhorar sua técnica, percepção e criatividade.

Observe cada sutileza ou detalhe, procurando sempre descobrir como elas foram concebidas ou projetadas. Procure também um bom curso ou uma boa escola de fotografia, com tradição e prestígio. Nada melhor do que um professor qualificado para nos orientar.

Assim, você estará aguçando a sua técnica e capacidade de observação.
Caso seu equipamento esteja fora de uso por algum tempo, recomenda se uma revisão completa na assistência técnica de sua confiança.

Focus – Escola de Fotografia & Tecnologia Digitalpercepção e criatividade.

Observe cada sutileza ou detalhe, procurando sempre descobrir como elas foram concebidas ou projetadas. Procure também um bom curso ou uma boa escola de fotografia, com tradição e prestígio. Nada melhor do que um professor qualificado para nos orientar.

Assim, você estará aguçando a sua técnica e capacidade de observação.
Caso seu equipamento esteja fora de uso por algum tempo, recomenda se uma revisão completa na assistência técnica de sua confiança.

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