segunda-feira, 6 de julho de 2009

Digitalize seu acervo de fotos e até mesmo os negativos

duvidas_fotodigital_150Todo mundo tem aquelas saudosas fotos de família que adora apreciar. Mas, conforme o tempo passa, fica óbvio que as imagens estão cada vez mais velhas – e que não vão agüentar para sempre.

Para não perder esses documentos que registram a história de sua vida, uma boa solução é a digitalização dessas imagens.

E isso exige basicamente um único equipamento de hardware: um scanner. No caso de fotos e imagens impressas ou reveladas, um scanner de mesa convencional é o suficiente.

Mas fique atento a alguns detalhes: evite usar uma resolução muito baixa no escaneamento. Caso contrário, a qualidade da imagem no computador deixará a desejar, e você não vai poder apreciar suas fotos como eram originalmente. Ou se decidir imprimi-las novamente, o resultado obtido ficará aquém do esperado.

Há quem defenda um mínimo de 600 dpi (dots per inch, ou pontos por polegadas), mas alguns fabricantes falam que 1200 é o piso.

Por outro lado, tenha em mente que quanto maior for a resolução utilizada, maior será o arquivo resultante. Pense nisso se sua idéia for armazenar uma grande quantidade de fotos no HD, embora o preço dos discos rídigos venha caindo a passos largos (e você sempre poderá salvar sua coleção de imagens digitais em CDs ou mesmo DVDs, consideravelmente mais baratos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário