segunda-feira, 6 de julho de 2009

Encontre suas fotos facilmente, em papel, no computador ou online

Organizar fotos é um ponto delicado, segundo Aimeé Baldridge, fotógrafa americana, autora do livro Organize Your Digital Life (ainda não lançado no Brasil). "É o mesmo caso dos vídeos, apesar de ter um processo de digitalização um pouco mais simples". Como fotos ocupam menos espaço físico, outra opção é guardar os originais (impressões, negativos, slides). Aproveitando que está com a mão na massa para digitalizar, aproveite e organizar melhor o acervo físico, guardando-o cronologicamente ou por assunto. Outra possibilidade é etiquetá-las e guarda-las em caixas identificadas.

Os diretórios no computador vão seguir o mesmo padrão. Organizar cronologicamente sempre ajuda, com pastas para anos, que contém pastas para meses, quem contêm pastas com as fotos de um evento. Essas pastas podem ser nomeadas com uma data e palavra-chave.

Nas câmeras digitais, descarregar imagens com a ajuda do Windows é prático, o assistente nativo do sistema operacional permite colocar a data e o assunto automaticamente no nome do arquivo.

Criar um álbum na internet também é uma boa opção. É o que faz o programador Marco Gomes, que deixa tudo organizado por sets e tags. Serviços como o Flickr, Picasa, Kodak Gallery e MyPhotoAlbum ajudam nessa tarefa. Além de serem um backup permanente e acessível de qualquer lugar com internet, podem ser uma maneira de recuperar os arquivos caso a mídia física ou o disco rígido sejam danificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário