segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fotografia de moda


A Fotografia de Moda - Algumas considerações

A fotografia de moda é algo relativamente novo na história tanto da própria fotografia como da moda. As primeiras fotos que eram tiradas com o propósito de mostrar a roupa ao público prestavam-se tão somente a este propósito. Eram fotografias documentais da roupa, sem preocupação alguma com uma ambientação, produção, modelos e muito menos com um olhar específico de moda. Na evolução estética, bem como de um pensamento de moda, a fotografia passa a ocupar o posto não somente de retratar a roupa, mas antes de retratar uma atitude, um estilo ao qual a marca da roupa queira ser associada. A roupa já não é mais o centro da atenção do fotógrafo de moda. E por vezes ela nem aparece.

A fotografia de moda, já com este caráter específico, a princípio diferencia-se das demais por seu caráter extremamente posado, produzido. É preciso explicitar o ideal que se quer transmitir através da construção de um mundo ideal utópico e ilusório. Um bom exemplo disto seria o trabalho de Helmut Newton e mais especificamente seu trabalho de construção da mulher ideal, que pode ser visto em suas campanhas para Thierry Mugler ( marca com a qual o trabalho de Newton casa perfeitamente, uma vez que a mítica da marca Mugler é toda construída em torno de uma mulher extremamente idealizada). O trabalho de David La Chapelle para Gaultier também segue na mesma linha, ainda que o ideal construído seja bastante diferente.

No entanto novas idéias aparecem tanto na fotografia como na moda e, enquanto na fotografia temos Nan Goldin, que dá ao snap shot ( a foto tirada sem produção e sem recursos tecnológicos) um status que ele jamais conhecera, na moda, começa a acontecer um movimento de trazer a realidade para as passarelas. O que se usa na rua chega aos desfiles da alta costura e este mundo idealizado já não é tão distante. A moda continua a vender um ideal, mas este ideal pode ser encontrado em atitudes cotidianas. Como exemplo, temos as fotos de Hedi Slimane (que não é fotógrafo primordialmente, e sim estilista), para Dior Homme. Através da montagem de seu catálogo, todo de fotos tiradas por ele mesmo, de suas viagens, nas ruas, casas, clubes Slimane constrói uma imagem e um mundo no qual seu ideal se insere. Nan Goldin, apesar de não ser uma fotógrafa de moda, consegue em seu trabalho criar imagens de moda, pois são imagens que possuem uma atitude de moda, que se materializa na construção de um mundo com um apelo estético ( no caso de Goldin é o seu mundo, sua vida e funciona pois indo tão a fundo em seu próprio mundo ela atinge algo que é inerente a todos).

Penso que , quando em função da moda, tanto a fotografia super produzida quanto a realista tem a mesma finalidade, a de “vender” este mundo ideal/estético ao consumidor de moda, a diferença é o modo pelo qual fazem isto, a linguagem utilizada e para cada marca, e cada momento dela,uma delas será a mais adequada.


Um comentário:

  1. NOSSA REGIS ADOREI ESSE NEGOCIO DE FOTOGRAFIA DE MODA OLHA PARABÉNS MESMO ESTA MUITO LEGAL SEU BLOG ABRAÇÃO E QUANDO DER EU DO UMA MECHIDINHA POR AQUI DE NOVO

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