terça-feira, 7 de julho de 2009

Fotografia digital

Designa-se por fotografia digital a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular, resultando num arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou CD-ROMs. Dispensa, assim, o processo de revelação. A visualização da imagem pode ser feita no ato, através dos recursos da câmera digital (normalmente, uma tela de LCD), e a manipulação da imagem pode ser feita em um computador, usando-se softwares editores de imagem como o Photoshop, GIMP, entre outros.

Índice

[esconder]

Ajuste do EV

O EV é o controle de entrada de luz, onde pode ser:

  • positivo: o EV positivo é quando entra mais luz do que o padrão. Aumentar o EV é útil para bater fotos em locais com pouca luz, onde será preciso uma captura maior da luz refletida. Geralmente as câmeras digitais automáticas permitem aumentar o EV até +2.0
  • negativo: o EV negativo é quando entra menos luz do que o padrão. Diminuir o EV é útil para bater fotos que precise captura menos luz, como por exemplo, em fotos contra-luz. Geralmente as câmeras digitais automáticas permitem diminuir o EV até -2.0
  • É bom lembrar que câmeras automáticas são as câmeras apropriadas para pessoas que não tem grande conhecimento em fotografias. Câmeras profissionais (manuais) são câmeras que precisa ter um abrangedor conhecimento na área de fotografias.

Dicas

  • Aqui vão algumas dicas para conseguir alguns efeitos, melhorar a qualidade de suas fotos, melhorar o desempenho e aumentar o tempo de vida da câmera.

Antes de bater uma foto

Para evitar transtornos, má qualidade da foto, perda de cena e etc. Existe uma precaução rápida, que podemos chamar de check up. Seria como uma revisão na câmera para confirmar que ela funcionará bem. Então quando for colocar a câmera em ação, siga os seguintes passos:

  • 1.Se não for bater uma foto em modo macro, verifique se o modo macro está ativado. Se estiver ativado, isso pode fazer com que a foto saia escura, embaçada, tremida e etc.
  • 2.Verifique o zoom, se o zoom estiver muito aproximado, isso fará com que a foto focalize uma visão menos ampla. Caso fosse necessário fotografar grande parte do ambiente, a foto seria prejudicada.
  • 3.Verifique a bateria antes de sair de casa para não ter que correr desesperadamente atrás de uma loja.
  • 4.Verifique se a lente está limpa (leia a dica sobre limpeza).
  • 5.Verifique o EV. Caso ele esteja elevado demais a sua foto pode sair muito brilhosa, e caso ele esteja muito baixo, sua foto pode sair escura demais.
  • 6.Caso você for precisar do flash, verifique se ele está ligado.
  • 7.Prenda a cinta de segurança no seu pulso. Isso evita quedas e roubos.
  • 8.Posicione-se e, capture a imagem.

Economizar bateria

Essa dica parece não ser muito útil, mas para quem precisar bater várias fotos sem trocar a bateria será útil demais. Primeiramente você tem que saber o que quer fotografar. Então vamos numerar os passos:

  • 1.Antes de ligar a câmera, olhe bem para seu alvo e imagina várias posições que dariam uma bela fotografia
  • 2.Ao ligar a câmera, vá nos pontos que imaginou, focalize e fotografe.
  • 3.Para visualizar a fotografia, é mais econômico que visualize-a após bater a foto. A câmera mostra ela rapidamente para ver como ficou e volta para o modo de bater foto.
  • 4.Após bater todas as fotografias desejadas, bote a câmera no modo de visualizar e veja as fotos
  • 5.Após fotografar o que desejava, desligue a câmera caso o próximo alvo esteja distante.

É bom lembrar que o zoom óptico exige uma carga elevada, então procure usar o zoom óptico somente quando necessário. Evite também ficar procurando funções no menu, leia bem o manual antes de usar para evitar isto.

Foco Rápido

Caso sua câmera precise focalizar antes de fotografar, para pegar algo em movimento sem usar um modo desportivo, você precisa focalizar um local que passaria o possível foco(carro, pessoa, pássaro e etc). Quando o foco passar disparar a câmera para fotografar.

  • Existe a possibilidade de aparecer vulto na foto.

Fotos contra-luz

Se sua câmera não tem o modo contra-luz, você pode configurar sua câmera para melhorar fotos batidas contra a luz. Primeiramente vá ao menu e tente configurar o “balanço de brancos” para “externo” ou então “luz solar”. Ajuste o EV para o mínimo. Desligue o flash e procure não se aproximar muito do foco (objeto, pessoas e etc). Agora está pronto para bater a foto.

Fotos de noite

Se sua câmera não tem o modo noturno para auxiliar fotografias batidas de noite, você pode configurar sua câmera para melhorar o desempenho dela em locais com pouca luz. Primeiramente ajuste o EV dela, aumentando a entrada de luz. Evite aproximar-se muito do foco (objeto, pessoas e etc) e também não se afaste muito, dois metros de distância seria ideal. Procure evitar tremer a câmera. No menu de sua câmera, tente configurar o “balanço de brancos” para a luz local, seja ela incandescente ou fluorescente. Agora está pronto para bater a foto.

Macro um pouco mais perto

Para quem já experimentou bastante a função macro e que tenha uma câmera que tem foco automático, já percebeu que ao aproximar demais a câmera, quando ela focaliza, ela chega a deixa a imagem nítida e depois embaça de novo, isso acontece por causa do sensor calcular a entrada de luz e não o embaçamento em si. Para poder tirar uma foto de macro um pouco mais de perto, focalize ela até uma distância que a máquina consiga deixa a foto nítida, após isso, aproxime levemente a câmera, até uma distância mais favorável, e com cuidado para não tremer a câmera, bata a foto.

Fotografia macro

Alguns modelos de máquina fotográfica digital possuem uma lente que permite fotos de quatro cm, três cm ou até menos distancia do objeto. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objetos, detalhes até que não podem ser vistos a olho nu. Fotos de macro são utilizadas geralmente para obter fotos de insetos, pequenas peças, olhos (de perto), flores e etc.

  • É bom enfatizar que, no modo macro, o zoom é extremamente limitado. Estou pondo está informação aqui para evitar que usuários não experientes pensem que sua máquina esteja ruim por não conseguir focalizar no modo macro com o zoom aumentado. É aconselhável que não se use o zoom quando estiver tirando fotos no modo macro.

Limpeza da câmera

As câmeras para terem uma boa durabilidade necessitam de limpezas freqüentes e de forma correta. Vou mencionar como limpar as 3 partes da câmera:

  • Lente Objetiva: Para limpar a lente da câmera é aconselhável que se use uma flanela para limpar lente de óculos, pode-se comprar em qualquer ótica. Quando for limpar a lente faça movimento em espiral, nunca de um lado para o outro. ATENÇÃO: Muito cuidado ao limpar lentes, pois pode haver areia e outros artifícios nas mesmas, e ao atritá-los na lente com uma flanela, pode acabar provocando arranhões e danificando-as irreverssivelmente. Antes de efetuar sua primeira limpeza de lentes, procure se informar sobre KITs de limpeza, bem como sobre a forma de utilizá-los. Esses Kits incluem líquidos apropriados e até mesmo bombinhas de ar pressurizado para eliminar elementos que possam riscar as lentes na hora de limpá-las.
  • Display LCD: Para limpar o display use uma flanela de tirar pó. Limpe também e espiral.
  • Corpo: para limpar o corpo da câmera, use uma flanela de tirar pó também, firme a câmera em local que se evite uma queda que possa danificar a máquina.

Essas limpezas devem ser feitas de 1 em 1 mês para melhor desempenho da câmera. E ‘’’nunca use produtos de limpeza’’’, pois estes podem danificar o aparelho.

  • Existe kits próprios para limpeza de câmeras, porém difíceis de se encontrar no Brasil.

Obturador

Obturador é a peça da máquina que se abre para entrar luz no sensor e captar a imagem. O obturador pode ficar aberto de 60 segundos até 1/5000 segundos. Isso depende da câmera, ou então de como a câmera foi configurada. Para fotos em movimentos o obturador fica aberto menos tempo, algumas frações de segundos, para evitar que apareça vulto na foto, ou então para evitar que a foto saia embaçada. Quando o obturador fica aberto mais tempo, ele capta mais movimentos, então qualquer movimento de leve já aparece um vulto na foto. Usa-se uma velocidade lenta do obturador para bater foto de paisagens, onde precisa captar bastantes detalhes por causa da longa distancia do fundo. Usa-se também uma velocidade muito lenta do obturador para bater foto de fogos de artifício, para poder captar toda a trajetória dos fogos, criando um rastro no céu, aumenta a beleza dos fogos.

  • OBS: Na grande maioria das câmeras o obturador é automático, em poucas câmeras manuais pode-se controlar a velocidade do obturador.

Tipos de zoom

Uma máquina fotográfica digital pode ter dois tipos de zoom:

  • Zoom Ótico: É o zoom que aproxima a imagem através do uso de lentes que se posicionam automaticamente dentro do tubo de entrada de luz. O zoom ótico é o que tem mais qualidade por permitir que o sensor da câmera capture a luz que entra pela objetiva.
  • Zoom Digital: É o zoom que aumenta o tamanho da imagem, sem o uso de lentes. O zoom digital é um software que multiplica a quantidade de pixels para ampliar uma imagem. Este efeito é chamado de interpolação. O zoom digital tem menos qualidade em comparação ao zoom óptico porque a medida que amplia a imagem ele multiplica a quantidade de pixels da mesma através de um programa e não pelo que é captado pelo sensor da câmera. É considerado mais um artifício do que um recurso, pois não traz nenhum benefício verdadeiro.

Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário