domingo, 19 de julho de 2009

Fotografia no mundo corporativo



Pode até parecer clichê, mas quem ainda não ouviu a frase “Uma imagem vale mais do que mil palavras?”. Que a fotografia é um meio de expressão, isso todos sabem. Ela pode ser usada de diversas formas: no jornalismo ampara as notícias, em revistas mostra a vida de celebridades, em anúncios, relatórios, sites, palestras e em tantos outros meios possui finalidades diversas. O objetivo desse projeto é tratar da fotografia como apoio na comunicação e no marketing de empresas, ou seja, como ferramenta para compor a imagem de uma corporação, de seus produtos e serviços junto ao seu público alvo.

Provavelmente o maior diferencial da fotografia, quando comparada a outras formas de construção de imagem, como a ilustração e o design, é o fato dela ser realista por natureza, temos a tendência a interpretar uma fotografia como algo real, palpável e verdadeiro, se o produto é bonito na foto, assim nos parece ser a realidade, se uma empresa parece bem organizada, limpa e produtiva na imagem, assim é a impressão que teremos dela. Explica-se então o fato dos profissionais especializados em fotografar produtos (still), levarem tão a sério o culto aos detalhes.

Essa associação entre imagem fotográfica e realidade é o ponto forte da fotografia e que está diretamente associado àquilo que veremos ao pegar o produto em mãos, experimentar o serviço ou visitar uma empresa. Por isso, se há algo real que deva ser comunicado sobre uma empresa, a fotografia é a primeira forma de representação que deve ser pensada, e mesmo para questões impalpáveis, como por exemplo, o conceito de seriedade, algo que não podemos pegar com as mãos, mas que sabemos que existe.

A fotografia pode mostrar claramente quando uma empresa quer mostrar sobriedade, ou quando, ao contrário, quer mostrar descontração e leveza. Mesmo que estes sejam conceitos intangíveis, e neste momento o trabalho de um fotógrafo é fundamental, é ele quem vai dizer sob o ângulo da câmera fotográfica como é a sua empresa.

Podemos citar como exemplo um restaurante, cuja realidade é de um ambiente aconchegante, familiar, que serve boas massas, ambiente nem luxuoso nem despojado. Boas fotografias que mostrem essas características, assim como belas fotos dos pratos servidos irão mostrar aos potenciais clientes de forma rápida, tudo o que eles precisam saber, e não haverá dúvidas sobre o local.

Nesse caso, assim como em vários outros, um direcionamento errado entre a fotografia e a realidade irá jogar contra a formação da imagem adequada.

Dessa maneira, o fotógrafo, ao atender a empresa deve informar-se de quais são os valores e fundamentos que fazem dela uma empresa diferente e única, o mesmo vale para o empresário, ao contratar um fotógrafo que deverá ser informado da realidade, dos pontos fortes e daquilo que se espera que seja mostrado e valorizado.

A fotografia não surge por mágica, ela é parte de um processo de comunicação e deve ser vista de forma estratégica. Uma boa foto, casa cheia e com ótimas vendas podem estar diretamente relacionadas, portanto, investir em um bom fotógrafo pode ser o caminho certo para o sucesso de sua empresa.

Felipe Balbachevsky

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