domingo, 26 de julho de 2009

Fotometria - Enxergando em "Preto e Branco"!




Escrito por André Corrêa
Conceito: é a medição da luz proveniente de um objeto ou cena

foto= luz / metria= medida

Uma boa foto requer dois elementos básicos:
- Um bom enquadramento da cena
- A quantidade ideal de luz

Para se fazer uma boa foto é preciso medir a luz de forma correta e precisa. Por isso é muito importante que o fotógrafo saiba como funciona o fotômetro de sua câmera, ou como ele enxerga as cenas. Você deve se lembrar que para fazer uma boa foto é necessário que o ponteiro do fotômetro esteja no 0 (zero), porém isto nem sempre é a realidade. É muito importante que o fotógrafo saiba analisar a cena que está sendo fotografada.

Um exercício visual muito importante para se aprender a fotometrar bem é visualizar a cena como se ela fosse preto e branco, ou seja, temos que enxergar todos os tons da cena, que podem variar de tons escuros, quase negros, a tons bem claros ou brancos, passando por tons de cinza dos mais variados. Para isto vai ser importante que tenhamos em mente uma escala de cinza com variação do preto ao branco.

As dúvidas relacionadas à forma de se fazer a fotometria freqüentemente levam a perguntas como:

- Qual o fotômetro a ser utilizado?

- Em que área da cena?

- Buscar o meio-tom?

- Afinal, como deve ser minha exposição?

Em função disto podemos responder que a exposição deve ser correta e que não há uma receita que garanta 100% de suas fotos a todo o momento. Além disso, podemos ir um pouco mais além e explorar esta fotometria de forma criativa, de acordo com o que você desejar como resultado!

- Cinza Médio (18%) e exposição


Cabe ressaltar aqui ainda a importância de termos como cinza médio ou 18% e exposição, por aparecerem freqüentemente quando o assunto é fotometria. O cinza médio é o parâmetro de leitura da luz para a câmera e é baseado nele ou nos tons médios da cena que você terá ou não sucesso na fotometria desejada.

A exposição refere-se a quantidade de luz que foi utilizada para se fazer a foto e quando a quantidade é ideal podemos considerar que a exposição está correta; quando em excesso podemos dizer que a imagem está superexposta ou quando falta luz a imagem está subexposta.

- Escala de cores


Ao analisarmos uma escala de cores ‘em cores’ e em ‘preto e branco’, podemos perceber que muitas cores aparentemente muito diferentes são vistas pela câmera de formas muito parecidas:

Ao analisarmos as cenas desta forma poderemos observar que algumas cenas apresentam tons escuros ou pretos, passando por uma gama bem variada de cinzas até chegar ao branco, para cenas deste tipo daremos o nome de cena MEIO TOM.

Em outras situações, vamos encontrar cenas que somente apresentam tons claros, ou pelo menos terão uma predominância muito grande destes tons mais claros, para este tipo de cena chamaremos de TOM CLARO.

E ainda encontraremos cenas onde a predominância será de tons escuros, que logicamente será denominada cena de TOM ESCURO.
Observar em qual destes tipos de cena a foto que vamos fazer se enquadra, vai ser da máxima importância para o fotografo, pois desta observação vai depender o resultado final da nossa foto. Vamos entender como o fotômetro funciona. Para medir a luz (fotometrar) é necessário um parâmetro, para que o fotômetro possa fazer a média de luminosidade da cena, o parâmetro da câmera é o cinza médio 18%, este tom de cinza localiza-se aproximadamente no centro da escala de cinzas padrão que varia do branco ao preto. Ao fotometrar a câmera vê todos os tons de cinza da cena e soma todos, e dividi, o resultado tem que ser este cinza. Quando temos uma cena meio tom, ou seja, aquela cena que tem tons variados de cinzas que vai do preto ao branco, o fotômetro fará uma medição precisa. Porém, se a cena tiver a predominância de tons mais claros ou tons mais escuros, a medição do fotômetro não será correta. Imagine uma cena que tem somente tons claros, quase brancos. Quando o fotômetro somar estes tons claros, ele nunca conseguirá chegar ao cinza médio, pois todos os tons se apresentam em penas no lado claro da escala de cinzas. O resultado disto será uma foto escura, pois o fotômetro nos dará uma medição para chegar ao tom de cinza médio. Ao contrario disto se todos os tons de nossa foto forem escuros, o fotômetro fará o contrario ela vai nos apresentar uma medida que vai clarear todos os tons escuros, para que eles cheguem ao cinza médio, o resultado será uma foto muito clara.

- Compensação da exposição (Fotômetro Matricial)


Como fotógrafos mais experientes medem a luz quando não há predominância de meio-tom na cena? Utilizam cartão cinza ou a palma da mão?

Nas situações em que há predominância de tons claros ou de tons escuros, o fotógrafo pode utilizar a compensação da exposição. Compensar a exposição nada mais é do que prever o engano cometido pelo fotômetro e se antecipar, compensando para + ou para – a leitura da escala de fotometria. Como já vimos, em cenas predominantemente claras, o fotômetro faz a medição e estabelece valores de abertura e velocidade que resultam em fotos muito escuras. Desta maneira, no lugar de “zerar a régua de fotometria”, podemos clarear a foto compensando para +. A quantidade exata vai variar de cena pra cena.

Já nas cenas predominantemente escuras, o equívoco do fotômetro nos leva a obter fotos muito claras. Logo, regular a câmera deixando o fotômetro para – fará com que a superexposição seja corrigida. Novamente, se -1/3, -1 ou -2, vai depender da cena.

Vale lembrar ainda, das cenas em que temos objetos translúcidos. Neste caso passamos a considerar que há predominância de tons claros na cena, pois o objeto passar a ser uma fonte de luz direta. Novamente. Devemos fazer a compensação para + ou teremos uma foto muito escura.

Fonte: Escola da Imagem


DICA:


Uma técnica que uso muito é colocar minha DSLR para fotografar em RAW + JPG. Assim, configuro a câmera para Fotografar apenas em Preto e Branco. Desta forma, vejo como está a escala de cinza na fotografia, e avalio se está como eu quero. Lembrando que o JPG vai ficar preto e branco, mas a fotografia em RAW será sempre COLORIDA! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário