terça-feira, 7 de julho de 2009

FOTOS TREMIDAS


Eis uma das perguntas mais freqüentes de quem inicia suas incursões na fotografia.

1. O sujeito está "tremido"


Veja as fotos abaixo: o ciclista, na foto da esquerda, e os corredores, na foto da direita, estão indefinidos, "tremidos".












Isto acontece porque o sujeito estava em movimento, e a velocidade do disparo foi suficientemente baixa como para captar a movimentação do assunto. Note que elementos estáticos (as folhas, por exemplo, na foto à esquerda) estão registrados corretamente. Veja abaixo, na ampliação do braço do ciclista, como são perceptíveis os riscos horizontais gerados pela movimentação do sujeito:











Isto não é ruim. Pelo contrário, foi proposital. Eu aproveitei uma bela manhã de outono no Parque do Ibirapuera para clicar movimento com velocidades baixas (e, conseqüentemente, grandes aberturas, algo em torno de f:16). Esta característica da foto ajuda a recriar a sensação de movimento (que se perde em um registro estático). Além do mais, eu gosto dessa coisa "fantasmagórica".


2. Tudo está "tremido"


Se todos os elementos na sua foto estão tremidos, é provável que você tenha mexido na câmera no momento do disparo. É o que geralmente acontece quando você pede a alguém que não tem prática para tirar uma foto: ao apertar o disparador, a pessoa abaixa levemente a câmera, criando um movimento que inutiliza o registro.


Este problema agrava-se em ambiente com pouca iluminação, nos quais a câmera vai optar por velocidades mais baixas. Há algumas alternativas para evitar este problema: (a) monte a câmera em um tripê; (b) use velocidades elevadas (acima de 1/250s tem de ter um pulso muito ruim para "tremer"), (c) use um índice ASA (ISO) maior para permitir maiores velocidades, (d) se a iluminação for insuficiente, force a câmera a usar o flash.


Se mesmo assim suas fotos continuarem "tremidas", provavelmente o mecanismo de focalização de sua câmera está com defeito.


3. O sujeito está fora de foco


Observa a flor na foto abaixo: não tem nitidez. Mas no fundo, os elementos estão razoavelmente nítidos.











A flor está fora de foco. Isto é, há um erro de focalização, que neste caso aconteceu quando acercamos demais a lente ao sujeito, e estouramos o campo de focalização da câmera. No modo macro é o mais comum de acontecer se você não tiver bastante prática na modalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário