sábado, 11 de julho de 2009

Glossário

Câmera automática: Incorpora um dispositivo medidor de luz que ajusta automaticamente o diafragma ou o tempo de exposição ou ambos, para garantir uma exposição correta.

Câmera escura: Sala ou quarto à prova de luz, onde são processados filmes e papéis fotográficos; o mesmo que quarto escuro.

Câmera reflex "SLR": Câmera de uma só lente (Single Lens Reflex), em que a própria objetiva funciona também como objetiva do visor. Nela há um espelho que reflete a imagem, através de um prisma para o visor, no nível dos olhos. Ao ser feita a fotografia, o espelho se levanta, momentaneamente, para dar passagem aos raios luminosos que sensibilizarão o filme. Nessas câmeras, não há efeito de paralaxe.

Câmera semi-automática: Incorpora um exposímetro, também conhecido como fotômetro, para medir a luz que a câmera "vê". Essa indicação é feita, geralmente, em termos de abertura do diafragma e é usada para o ajuste manual do diafragma (no "f") da própria câmera.

Câmera simples: Aquela em que há pouco ou nada a ajustar. Geralmente, a câmera simples tem apenas uma ou duas aberturas do diafragma (sol e nublado), foco fixo (não há necessidade de ajustar a distância) e uma ou duas velocidades do obturador.

Composição: É o arranjo dos elementos de uma fotografia, o assunto principal, primeiro plano, fundo e motivos secundários.

Cópia de contato: A que é feita expondo-se o papel fotográfico em contato direto com o negativo.
Definição: É a clareza nos detalhes e contornos. Depende da dimensão do menor ponto da imagem que pode ser gravado no filme com a objetiva que se está usando.

Densidade: É o grau de enegrecimento do negativo (ou da cópia), que determina a quantidade de luz que pode atravessá-lo (ou refletir dele). Um negativo superexposto é mais denso que um normal ou subexposto.

Distância focal: Distância entre a objetiva e um ponto determinado, onde se forma a imagem focalizada de um assunto a grande distância, quando a objetiva está focalizada para o infinito. A distância focal de uma objetiva determina o tamanho da imagem na fotografia.
Emulsão: Camada fina de material sensível à luz (geralmente constituído de sais de prata cristalizados, suspensos em gelatina) na qual se forma a imagem, nos filmes e papéis fotográficos.

Exposição: Tempo durante o qual a luz deve incidir sobre o material sensível (filme ou papel) para formar a imagem fotográfica. A exposição é controlada pelo obturador e pela abertura do diafragma.

Exposímetro: Instrumento dotado de célula fotossensível empregado para medir a intensidade da luz que é refletida por um objeto. É usado para determinar a exposição correta para obter uma boa fotografia. No Brasil também é conhecido por fotômetro.
Filme Pan ou Pancromático: Filme sensível a todas as cores do espectro para gravar imagens em preto-e-branco com aproximadamente a mesma gama de tonalidades do olho humano.

Filtro: Vidro ou outro material transparente em cores, que se usa diante da objetiva, com finalidades especiais, como acentuar o azul do céu.

Foco Fixo: Diz-se da câmera em que não há possibilidade de ajuste da distância entre a objetiva e o assunto.

Fole: Parte flexível da câmera que une a objetiva ao corpo da câmera e serve para afastar ou aproximar a lente do plano focal.
Grande Angular: Objetiva capaz de incluir no negativo área maior que a coberta pela objetiva normal.

Granulação: Tamanho dos cristais da emulsão dos filmes ou papéis fotográficos. A granulação aumenta quanto maior for a sensibilidade do filme e também com o tamanho da ampliação do negativo.
Lente de Aproximação: Lente simples que é colocada diante da objetiva para fazer fotos com distância menor do que a normalmente permitida pela objetiva.

Luminosidade: A maior abertura de diafragma (no "f" menor) permitida por uma determinada objetiva.
Negativo: Filme processado que apresenta uma imagem negativa da imagem do original. As partes claras do original aparecem escuras no negativo, e as partes escuras aparecem claras. Os negativos são usados para fazer cópias e ampliações.

Negativo Fraco: Aquele que foi subexposto, pouco revelado ou ambos; o negativo fraco tem menor densidade que o negativo normal.

Número "f": O mesmo que abertura do diafragma.
Objetiva: Componente óptico da câmera para captar e focalizar os raios luminosos de forma a produzir uma imagem nítida no filme.

Objetiva Luminizada: É a objetiva recoberta por uma camada de material transparente, destinada a reduzir a quantidade de luz refletida pela lente.

Objetiva Zoom: Objetiva em que se pode variar a distância focal.

Obturador: Uma cortina, lâminas ou outro tipo de cobertura móvel, para controlar o tempo da incidência da luz sobre o filme.

Obturador Central: É aquele que opera entre dois elementos da objetiva.

Obturador de Cortina: Funciona como uma cortina e se localiza à frente do filme, permitindo que a luz, através de uma fenda, incida sobre ele.
Paralaxe: É a diferença de ângulo entre o campo de visão da objetiva e do visor. O ângulo percebido através do visor é diferente do ângulo "visto" pela objetiva.

Positivo: Imagem em uma cópia ou transparência. Tem as mesmas relações de tonalidades que as da cena original.
Quarto Escuro: O mesmo que câmera escura.
Sensibilidade: É a propriedade da emulsão fotográfica em gravar a imagem em maior ou menor tempo de exposição. É representada por números (como 25, 64, 100, 125, 200, 400 etc). Esse número, indicativo da sensibilidade do filme fotográfico, sengundo padrões ISO (International Standards Organization), é utilizado no ajuste dos exposímetros (fotômetros). Quanto maior esse número, maior será a sensibilidade do filme.

Slide: Transparência fotográfica geralmente em cores, montado em molduras para projeção.

Subexposição: Condição que se nota quando um negativo é atingido por pequena quantidade de luz produzindo negativos claros e, como conseqüência, cópias e ampliações muito escuras. A subexposição em slides torna-os muito escuros.

Superexposição: Condição que se nota quando um filme é atingido por quantidade excessiva de luz, produzindo negativos muito escuros e, conseqüentemente, cópias muito brancas. A superexposição em transparências ou slides deixa-os muito claros.
Telêmetro: Dispositivo óptico para medir distâncias. Hoje, na maioria das câmeras, esse dispositivo é conjugado com a objetiva, de forma a possibilitar a focalização perfeita do assunto.

Teleobjetiva: Uma objetiva que faz a imagem aparecer maior no filme, dando a impressão de que o assunto está mais próximo da câmera do que na realidade.

Transparência ou Slide: Imagem fotográfica gravada no filme que pode ser vista ou projetada (luz que atravessa o filme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário