sexta-feira, 24 de julho de 2009

Iluminação em estúdio


A luz na fotografia é essencial, não só para que o processo aconteça, como também para criar climas, volumes e texturas.

Na luz natural, o horário definirá a inclinação dos raios luminosos em relação ao objeto fotografado e dela resultará um determinado efeito. Com a iluminação artificial de um estúdio, o efeito desejado dependerá do posicionamento das diversas fontes de luz e do equilíbrio entre elas.

Listamos aqui algumas sugestões para ajudá-lo a lidar melhor com a iluminação em estúdio:

1. A fonte de luz pode incidir no objeto de três formas e, conseqüentemente, com três resultados diferentes:

luz direta - produz sombras duras

luz rebatida - produz sombras médias

luz difusa - produz sombras suaves

2. A luz deve ser sempre rebatida em materiais brancos; o dourado e o prateado produzem efeitos específicos.

3. Dependendo de sua posição dentro do estúdio e em relação ao modelo ou objeto fotografado, as luzes são denominadas:

luz principal - é a fonte de luz mais forte

luz de enchimento - deve ter a metade da potência da luz principal e é a responsável pela impressão de volume

luz delineadora - geralmente é colocada na lateral do corpo e/ou no cabelo para definir o limite entre modelo e fundo

luz de fundo - deve ser igual à luz principal, mas será rebatida no fundo

obs.: cada um desses tipos de luz pode incidir sobre o objeto segundo os modos descritos no item 1.

4. Os filmes cor dependem da quantidade e da qualidade de luz que incide sobre o objeto; para correção use filtros CC.

5. Para retratos em estúdio, é ideal usar câmeras de formato médio (6 x 6, 6 x 7 etc.); com câmeras 35mm, escolha um filme de ISO baixo para conseguir uma melhor definição na ampliação.

6. Sempre que puder, use pára-sol para evitar invasão de luzes e reflexos indesejáveis.

7. Ao escolher os fundos para retratos, prefira cores e texturas que acentuem o contraste com os cabelos, a pele e as roupas do cliente.

8. Dependendo da intenção da foto, podem ser usados fundos mais alegres e produzidos, como lonas pintadas, tecidos estampados etc.

9. Antigamente, era muito comum os estúdios fotográficos profissionais disporem de diversos materiais de adorno e cenário para sofisticar as fotos dos clientes.

Infelizmente, isto se perdeu, e os estúdios estão muito pobres nisso. Com bom gosto e imaginação, é possível proporcionar aos clientes um serviço bonito e diferenciado.

10. Quando se fotografa alguém no estúdio, é preciso deixá-lo inteiramente à vontade e estabelecer um clima de muita confiança.

Você pode usar uma música suave de fundo, sugerir poses e criar situações imaginárias. Nos momentos iniciais, um bom recurso é disparar a câmera, porém sem filme; quando estiver no "segundo" filme, provavelmente o modelo estará mais descontraído.

11. A maquiagem deve ser leve e, para pessoas com rugas ou marcas na pele, pode-se usar um filtro difusor.

12. Selecione sempre o material a ser apresentado ao cliente; um material apresentado através de provas de contado, sem refile ou acabamento impressiona mal

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