domingo, 5 de julho de 2009

O que vestir para a sessão de fotos?

Uma pergunta que os clientes invariavelmente me fazem é o que vestir para a sessão de fotos. E eu acho ótimo que façam, porque a roupa pode ajudar ou atrapalhar muito o retrato. Vestir-se com a intenção de posar para uma foto traz à tona questões que não são importantes no dia-a-dia e que se forem levadas em conta pelo modelo farão com que o retrato tenha um resultado final muito mais bonito. Certas roupas são lindas quando vistas “ao vivo e a cores”, mas não funcionam bem na fotografia.
Um bom exemplo dessa questão são as estampas e logotipos. Quando vemos uma foto de alguém com uma camiseta estampada com um personagem ou uma frase escrita, por exemplo, a primeira coisa que fazemos é ler a mensagem ou observar o desenho. E o rosto do modelo se perde em meio a tantas interferências. E o que era pra ser um retrato atemporal de uma criança fica com cara de propaganda de loja.
À procura de exemplos, entrei na Home Page da C&A, loja de departamentos com preços acessíveis e que todo mundo conhece. Numa rápida olhada no catálogo, pude encontrar bons e maus exemplos que copio aqui.

cea1.jpg

Reparem nesta foto. A primeira coisa que percebemos são as palavras estampadas na camiseta, que tentamos ler antes mesmo de fixar os olhos nos rostos das lindas meninas.

cea2.jpg

Percabam a diferença quando a roupa não tem estampas: não há nada competindo com o rosto das crianças, e é nelas que focamos nossa atenção.

cea3.jpg

Olhem estes bebês. Fofíssimos, claro, mas os macacões que estão usando, cheio de escritos, fazem com que toda essa fofura fique escondida, colocada para escanteio pelas palavras enormes e chamativas. O que poderia ser um lindo retrato ampliado e montado num quadro, perde o impacto artístico por conta da roupa mal escolhida.

cea4.jpg

Roupas com personagens estampados costumam ser adoradas pelas crianças, que gostam de exibir seus gostos e preferências nas roupas que vestem. São opções divertivas para o dia-a-dia, mas não são boas escolhas para uma sessão de fotos. Os personagens aparecem mais do que a criança e as fotos rapidamente ficam datadas.

Este post é apenas o primeiro de uma série que pretendo fazer sobre o que vestir. Fique de olho nos próximos! Comecei falando sobre as roupas que não fotografam bem. No próximo post, vou dar sugestões de roupas fotogênicas para vestir quando for fazer sua sessão de fotos! E já estou preparando um sobre como escolher e combinar as roupas quando for fotografar duas ou três pessoas juntas.
Termino com um lindo exemplo de roupa bem escolhida, que revelou a graça e a beleza da minha pequena cliente.

clau.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário