terça-feira, 21 de julho de 2009

Por que algumas pessoas ficam com os olhos vermelhos em fotos?

Os olhos vermelhos são resultado do reflexo da luz direto na retina

Normalmente, esse efeito é causado pelo reflexo da luz direto na retina. É muito comum pessoas que têm olhos claros aparecerem com os olhos vermelhos em fotografias.

» Saiba como melhorar suas fotos

O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, a pupila é vista como sendo da cor preta.

Porém, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sangüíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Assim, quando uma luz intensa, como o flash de uma máquina fotográfica, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.

De acordo com o fotógrafo Rogério Fernandes, o ideal é comprar câmeras fotográfica que já tenham um mecanismo chamado de redutor de olhos vernelhos. "Esse mecanismo permite que o flash faça um pré-disparo para que a pupila se retraia", disse.

Caso isso não seja suficiente, outra dica do profissional é pedir para que as pessoas que serão fotografadas olhem para uma fonte de luz, como uma lâmpada, alguns segundos antes de tirar a foto. Isso fará com que a retina se retraia, impedindo o indesejável efeito dos olhos vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário