sexta-feira, 24 de julho de 2009

Roberta Goldfarb: "A fotografia se tornou a forma como vejo o mundo"

Roberta Goldfarb: "A fotografia se tornou a forma como vejo o mundo"

Divulgação
PDF- Um dia antes de prestar vestibular para psicologia, você teve a oportunidade de ver o trabalho de uma fotógrafa, e a partir daquele momento você teve a certeza do que queria fazer: registrar momentos.Roberta conte-nos um pouquinho mais sobre essa experiência.

ROBERTA - Foi vendo o álbum de fotos do Bar Mitzvá do meu irmão que me apaixonei pela fotografia. As imagens contavam a história do que vivemos aquele dia de uma maneira tão realista e ao mesmo tempo tão mágica, que me encantei com a possibilidade de registrar não só momentos, mas histórias através de imagens.

PDF- Roberta como foi a sua trajetória profissional? Há quantos anos você é fotógrafa e quais foram os principais aprendizados
adquiridos neste período?

ROBERTA-Comecei trabalhando no estúdio de fotografia da agência de publicidade Almap BBDO por 1 ano, depois trabalhei 1 ano na criação
online) da agência. No ano seguinte trabalhei como freelancer e logo em seguida decidi estudar fotografia em Barcelona, onde fiquei 10 meses.
Quando voltei abri um estúdio, onde há 3 anos presto vários tipos de trabalhos de fotografia. Sou fotografa há 5 anos.
Os aprendizados são muitos, difícil especificar, mas aprender a cumprir prazos, lidar com clientes, entender o que querem e como posso satisfazê-los (não só com a qualidade do meu trabalho, mas pela profissional que sou), junto ao erfeccionismo que me acompanha desde sempre, me ajudaram a me tornar a profissional que sou.

PDF- Na sua profissão, o que mais te seduz?

ROBERTA- Lidar com as pessoas e participar de momentos importantes de suas vidas me fazem sentir próxima e privilegiada por participar de algo tão íntimo e poder captar isso em imagens. Além de não saber o que vou encontrar e muitas vezes me surpreender com os resultados.

PDF- O que te leva a querer apertar o botão?

ROBERTA-O momento único.

PDF - Roberta, o que você define como uma boa fotografia?

ROBERTA- A que te conta uma história. Aquela que você olha, e que mesmo não tendo uma técnica ou luz perfeita (se tiver melhor) te fazem pensar o que estava acontecendo ali, atrás do objeto fotografado.

PDF- Quais são os tipos de equipamentos que você utiliza?

ROBERTA- Câmera 35mm, digital e analógica e câmera médio formato.

PDF - Qual é a sua opinião sobre a Era Digital? Você opera o Photoshop?

ROBERTA- Gosto da era digital, facilitou muita coisa para nós fotógrafos. Porém também tenho receio, há um grande engano entre o que é uma boa foto e uma boa montagem. Os conceitos da era digital precisam ser amadurecidos. Opero o necessário para conseguir uma foto limpa e perfeita em cor, temperatura e contraste. Nunca para chegar num resultado diferente do que o original.

PDF- Roberta, qual é o estilo de fotografia que você mais se identifica?

ROBERTA- Retratos, em geral: estúdio, fotojornalismo, shows, casamentos. Mas sempre fotos de gente.

PDF -Quais os fotógrafos você tem maior admiração?

ROBERTA -Paolo Roversi, Peter Lindbergh, Gregory Colbert.

PDF- O que há melhor em ser fotógrafo (a)?

ROBERTA- Ter o momento em mãos, único, porque só o fotógrafo o viu daquele ângulo, naquele segundo e acima de tudo:pre)viu o momento antes de ele acontecer, e só por isso conseguiu capturá-lo. Isso é o que há de melhor.

PDF- Qual é a dica que você deixa para quem deseja iniciar sua carreira na fotografia?

ROBERTA- Conhecer a fotografia desde o início, saber revelar/tratar as imagens dentro de um quarto escuro e também no photoshop. Não pular etapas. Fazer cursos. E quando virar fotógrafo, fazer o que gosta. Se o fizer, será bom nisso. Quem faz o que gosta faz bem!

PDF- Existe algum projeto em vista?

ROBERTA-Muitos...Exposições, livros e documentários. Os temas são confidenciais até o momento.

Para os interessados em conhecer um pouco mais do trabalho da fotógrafa, o site é:
www.robertagoldfarb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário