sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tutoriais de iluminação para estúdio fotográfico

O assunto iluminação sempre deixa a maioria dos usuários com várias dúvidas, principalmente se o modelo 3d ou cenário virtual precisa de um tratamento especial na parte de luzes. Sempre digo aqui, e não canso de repetir que a melhor maneira de aprender iluminação é estudar fotografia. Se fosse possível fazer uma comparação literal, seria melhor ainda estuda cenografia para teatro. O ambiente dos palcos de teatro é muito similar ao que encontramos em softwares 3d, sem nenhuma iluminação tudo fica escuro! Os cenógrafos precisam adicionar luzes do tipo Spot e outras para conseguir iluminar bem o ambiente, ao mesmo tempo em que passam as emoções da cena.

Se você precisa, ou quer aprender mais sobre iluminação, recomendo uma visita ao Lowel EDU. Esse web site tem dicas fabulosas sobre organização de iluminação para vídeo, que podem ser aproveitadas para ambientes 3D.

My little Product Photo Setup

Lá é possível encontrar vários tutoriais, com ilustrações e fotografias explicando a organização da iluminação no cenário. Entre os tutoriais, destaco alguns:

  • Fundamentos de posicionamento para fontes de luz: Esse é um tutorial generalista, que mostra de maneira geral, com vários fundamentos de iluminação, como o sistema de três pontos. Na página do tutorial é até possível visualizar o efeito da iluminação sobre uma pessoa, de diferentes ângulos.
  • Iluminando entrevistas: Mais um tutorial, explicando em detalhes o processo necessário para iluminar uma entrevista. Assim como nos outros artigos, o material é ilustrado com fotografias de uma entrevista para vídeo.
  • Usos específicos para a luz: Você sabe quando usar cada tipo de luz? Quando usar Spot ou Plano de luz? Esse tutorial explica de maneira rápida os detalhes de cada fonte de luz, assim como a situação mais adequada para usar cada um desses tipos. Para quem não conhece nada de luminotécnica, essa parte dos tutoriais é muito interessante.
  • Glossário de termos técnicos: Para finalizar, considero essa parte do web site uma verdadeiro tesouro! É muito difícil encontrar boas referências para os termos técnicos usados na iluminação, até mesmo para fazer pesquisas mais refinadas. Aqui é possível encontrar vários desses termos bem explicados.

Como de costume, o único inconveniente é que o material está todo em língua inglesa. Mas, acredite em mim, quando digo que vale o esforço para entender um pouco mais sobre iluminação. Por outro lado, como muito dos tutoriais é ricamente ilustrado com fotografias e diagramas, talvez fique até simples de compreender as dicas, mesmo sem dominar a língua.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Vou traduzir alguns textos, deste material, para estudo.

    Grato, Antonio Almeida
    PS. Vou indicar a fonte..

    ResponderExcluir