terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fotografia Panorâmica

topo.jpg
Fazer fotografias panorâmicas é um desafio. Esse tipo de imagens, que mostram enormes vistas e ricas em detalhes costumavam ser raramente vistas, por exigir máquinas fotográficas próprias, projetadas especialmente para capturar imagens de 90 a 180 graus, o que fazia com que elas ficassem limitadas numa fotografia normal, de formato convencional. No entanto, graças às novas possibilidades abertas pela fotografia digital, tudo está mudando.

Hoje, pode-se fazer uma foto panorâmica em qualquer proporção, até 360 graus, utilizando simplesmente câmeras digitais e mais um software especial para combinar as fotos em uma única. Assim, tem-se fotos panorâmicas ricas até mesmo em imagens em 360 graus, muito usadas comercialmente.

Ok, vamos aprofundar no assunto.

rodape-artigos.jpg

O que é Fotografia Panorâmica?

Um panorama é uma foto muito mais larga do que uma foto normal. Não importa se você prefere capturar vistas de montanhas, monumentos suntuosos ou uma imagem da família inteira reunida.
Assim como a palavra "panorama", refere-se a uma vista inteira de certa área. Esse tipo de fotografia tenta capturá-las.
Não existe definição para o ponto em que o "ângulo largo" termina e a "panorâmica" começa, mas uma imagem panorâmica deve capturar um campo de vista comparado ao do olho humano, que é de 160º por 75º.
As pessoas que fotografam panorâmicas são chamados de panoramistas.

Tipos de panoramas:

  • Panorama - Permite ao espectador observar a paisagem como se estivesse no alto de uma montanha.

  • Panorama Fotográfico - Conjunto de fotografias, montadas, para formarem uma única fotografia.

  • Panorama Fotográfico Cilíndrico - O panorama é projetado em um cilindro, sendo o ângulo vertical de visão limitado a uma faixa horizontal.

  • Panorama Fotográfico Esférico - O panorama é projetado em uma esfera com o espectador virtualmente no seu centro, sem limitações de visão.

Equipamentos:

Primeiro, a câmera (lógico). Qualquer máquina serve para tirar uma foto panorâmica. Porém, quanto às lentes, as grandes angulares são as mais indicadas. Em panorâmicas de 90 a 180 graus, os melhores resultados são com as de 28mm, enquanto as de 8mm serve para produzir imagens de 360 graus. A partir de lentes "normais" (50mm), as imagens panorâmicas começam a perder qualidade e riqueza de detalhes.
Segundo, o tripé. Um tripé comum serve, mas não faz milagres. O ideal é um tripé com nível. O que acontece, é que se ao girar o tripé para fazer as fotos, caso o tripé não esteja milimetricamente nivelado sobre o solo, as imagens não coincidirão, surgindo então, áreas vazias quando forem combinadas por software mais tarde. Isso fará com que tenha que fazer cortes nas imagens, que conforme o caso poderá perder muita área, tornando-se imprestável.
A melhor maneira de se fotografar para fazer uma imagem panorâmica, é com a máquina na vertical. As fotos devem ser tiradas sequencialmente, com diferenças de 30 graus entre cada tomada. Ou seja, as imagens precisam se sobrepor umas às outras.

Softwares:

Depois de tiradas as fotos, é hora de levá-las ao computador e gerar as imagens panorâmicas. Hoje em dia, existem várais softwares capazes de produzir imagens panorâmicas a partir de imagens comuns. Destacam-se entre eles o Ulead 360 (http://www.ulead.com/), o MGI Photovista Panorama (http://www.mgi.com/) e o Panorama Maker (http://www.arcsoft.com/). Dos três softwares, o mais intuitivo e fácil de usar, com recursos que mais agradam em termos de manipulação é o Panorama Maker. É um software extremamente planejado, com interface simples, sem precisar de nenhum aprendizado anterior. Porém, em termos de recursos, o Ulead 360 tem suas vantagens, pois é mais simples de usar. Já o MGI Photovista sai na frente se você quiser qualidade de imagem superior, com as fotos sendo combinadas automaticamente com grande precisão e detalhe.

Três dicas finais para uma boa fotografia panorâmica:

1 - Você precisa girar o corpo em torno da máquina e não ao contrário. Imagine um eixo no meio da lente da máquina e a mesma precisa manter-se nele. Você que deve ir girando o corpo enquanto fotografa.
2 - Cada foto precisa sobrepor a outra entre 10 e 20% de cada imagem para que o software tenha espaço para manobra e consiga encontrar pontos em comum na imagem seguinte.
3 - Esforce-se para manter o enquandramento sem modificar a altura dos braços, sem subir ou descer os braços independentemente do que encontrar nas fotografias seguintes. O deslocamento das fotos seguintes a primeira tem de ser apenas horizontalmente, nunca deixe acontecer alterações verticais.

Fotografias:

fotografias_panoramicas1.jpg
fotografias_panoramicas3.jpg
fotografias_panoramicas2.jpg
fotografias_panoramicas6.jpg
fotografias_panoramicas4.jpg
fotografias_panoramicas7.jpg
fotografias_panoramicas8.jpg

Fotografias de: Dirk Paessler

Nenhum comentário:

Postar um comentário