quarta-feira, 28 de julho de 2010

FOTOCLUBES

A Escrita da Luz Grupo de Fotografia
Manaus/AM

AFOCAR - Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis
Angra dos Reis/RJ

Amazônia Foto Clube
Belém/PA

Associação Brasileira de Arte Fotográfica - ABAF
Rio de Janeiro/RJ

Associação dos Fotógrafos do Estado do Maranhão - AFEMA
Paço do Lumiar/MA

Associação de Fotógrafos Fototech
São Paulo/SP

Associação Fotográfica da Região de Canoinhas - AFOCA
Canoinhas/SC

Associação Potiguar de Fotografia
Natal/RN

Bauhaus Cine Foto Clube
Ribeirão Preto/SP

Camera Clube Desterro
Florianópolis/SC

Candango Fotoclube
Brasília/DF

Cine Foto Clube de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto/SP

Clube Atibaiense de Fotografia
Atibaia/SP

Clube Foto Filatélico e Numismático de Volta Redonda
Volta Redonda/RJ

Clube de Fotografia Gerson Bullos
Feira de Santana/BA

Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul
Caxias do Sul/RS

Clube Foto Amigos de Santos
Santos/SP

Clube da Foto
Vitória/ES

Clube da Objetiva
Goiânia/GO

Coletivo Morena Foto
Campo Grande/MS

Confraria Fotográfica
Salvador /BA

Conquista Foto Clube
Vitória da Conquista /BA

Feira Foto Clube
Feira de Santana/BA

Foco - Associação Foto Arte
Florianópolis/SC

Foto Cine Clube do ABC
Santo André/SP

Foto Cine Clube Bandeirante
São Paulo/SP

Foto Cine Clube de Coelho Neto - FCCCN
Coelho Neto/MA

Foto Cine Clube Gaúcho
Porto Alegre/RS

Foto Clube "A Flor da Pele"
São Paulo/SP

Foto Clube ABCClick
São Caetano do Sul/SP

Foto Clube Aracoara
Araraquara/SP

Foto Clube Barra Velha
Barra Velha/SC

FotoClube BH
Belo Horizonte/MG

Foto Clube Brusque
Brusque/SC

Foto Clube Câmera & Luz
São José dos Campos /SP

Foto Clube Cataratas do Iguaçu
Foz do Iguaçu/PR

Foto Clube de Londrina
Londrina/PR

Foto Clube do Jaú
Jaú/SP

Foto Clube Espírito Santo
Vitória/ES

Foto Clube Gaspar
Gaspar/SC

Foto Clube Guarujá
Guarujá/SP

Foto Clube Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul/SC

Foto Clube Joinville
Joinville/SC

Fotoclube Olhares do Vale
Lajeado/RS

Foto Clube Olho Vivo
Jaboticabal/SP

Foto Clube Paraná
Curitiba/PR

Foto Clube Pouso Alegre
Pouso Alegre/MG

Foto Clube Rio Preto e Branco
São José do Rio Preto/SP

Foto Clube de Uberlândia
Uberlândia/MG

Fotoclube Massuo Aoki
Presidente Prudente/SP

Fotoclube Passos
Passos/MG

Fotoclube Payayá
Jacobina/BA

Foto Clube de Santa Catarina
Indaial/SC

Fotoclube Tempo B
Porto Alegre/RS

FotoRJ Clube de Fotografia
Rio de janeiro/RJ

Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto/SP

Grupo Câmara Escura
Recife/PE

Grupo Luminous de Fotografia
São Paulo/SP

Grupo Imagem - Núcleo de Fotografia
Sorocaba/SP

Guaíba Foto Clube
Guaíba/RS

Ibituruna Photo Clube
Governador Valadares/MG

Instituto Casa da Photographia
Salvador/BA

Instituto de Fotografia - IFOTO
Fortaleza/CE

Núcleo de Fotografia de Campinas
Campinas/SP

Paralelo 30 Fotoclube
Porto Alegre/RS

Photos&Focus
Recife/PE

Poesia do Olhar Clube de Fotografia
São Luís/MA

Salvador Foto Clube
Salvador/BA

Sampa Foto Clube
São Paulo /SP

Sinos Foto Clube
São Leopoldo/RS

Sociedade Fluminense de Fotografia
Niterói/RJ

Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo
Nova Friburgo/RJ

Sociedade Petropolitana de Fotografia
Petrópolis/RJ

Sul Foto Clube
Porto Alegre/RS

Os Fotoclubes postados aqui foram pesquisados na internet ( Google)

Fotografia Digital

Fotografe em RAW

Chegou a hora de usar pra valer. O melhor formato de arquivo para gravar suas fotos era o JPEG. Não pela qualidade mas sim para comprimir arquivos e ter o melhor custo benificio, mesmo perdendo um pouco. Porém o RAW, hoje encontra suporte em todos os principais softwares de edição de imagens, o Custo dos cartões caiu muito e o custo de armazenamento de dados HDS e DVDs está muito baixo, por exemplo vi hoje um HD de 500GB está saindo por R$ 390,00

O que é RAW?

O RAW não é um formato único. Cada fabricante de câmeras digitais tem o seu próprio formato nativo e, coletivamente, estas formatos são conhecidos como RAW. O RAW da Canon, por exemplo, usa a extensão .cr2, enquanto a Nikon cria arquivos.nef. Os formatos RAW são todos únicos e proprietários e incompatíveis entre eles. A Adobe irritada com a falta de um padrão criou o seu próprio RAW que é o .DNG ( digital negative ).

Se eu fosse um fotografo o que eu faria em relação a isto ?

1) Se usar o Adobe Lightroom, ( que é um show ) simplesmente na hora de baixar as imagens para dentro do computador use a opção "copy photo as digital negative (dng) and import" significa baixar para o pc permanecendo em RAW porém da adobe pois posso editar, melhorar arrumar e continuar salvando em RAW pois se for CR2 ou NEF eu edito no photoshop e ai tenho que salvar em jpg ou outro formato pois não consigo salvar no proprio arquivo.

2) Outra forma, é um programa free da própria adobe que já ao baixar as imagens RAW transforma em DNG (RAW da Adobe ) sem perda alguma para depois editar no photoshop ou outro editor http://www.adobe.com/br/products/dng/

Não importa seu RAW, a idéia é a mesma. Os arquivos RAW são representações cristalinas do que é capturado pelos sensores da câmera quando você dá o click.imagens totalmente não processadas.

Ser for JPEG, a câmera através do processador executa um conjunto de rotinas como ajustes de nitidez, do balanço de branco e correções de cor.
O mais importante é que o RAW preserva todas as cores como originalmente capturadas, usualmente 16 bits por pixel. Quando uma foto é gravada em JPEG, a câmera reduz o número total de cores para 8 bit por pixel. Resumindo, se você editar suas imagens depois, a fidelidade do RAW resultará em melhores fotografias.

Raw então é a oitava maravilha ?

Sim, porém, pode existir algumas desvantagens em trabalhar com o RAW:

1)Se sua Camera for antiga leva mais tempo para salvar as imagens no cartão. Neste momento também se você tem uma camera mais moderna atente para a velocidade de gravação do seu cartão de memória.

2)O tamanho dos arquivos é outra coisa a se levar em consideração. arquivos JPEG de melhor qualidade ficam em torno de 2.5mb à 3.5mb, enquanto seus equivalentes em RAW ocupam 5 MB a 7mb. Isso pode não ser um problema pois os valores de cartões gigantes ficaram muito baratos e cada vez mais este custo vem baixando.

Transferindo imagens RAW para o PC

Não há nada diferente relativo aos formatos RAW sobre transferência das imagens da câmera para o computador. Seja qual forma for a comunicação é a mesma para arquivos JPG. Depois de baixar os arquivos no PC, muda um pouco.

Software compatível com RAW

O Windows XP não conhece absolutamente nada sobre arquivos RAW. Nas suas pastas, imagens RAW aparecerão com ícones sem identificação ou descrição alguma e não haverá previews ou miniaturas das fotos. Clicar duas vezes sobre o arquivo, portanto, não produzirá efeito algum se não estiver linkado a nenhum software. Muitos softwares tornam as imagens RAW equivalentes a qualquer outro formato de imagem reconhecido pelo Windows.

Trabalhar com arquivos RAW vai variar um pouco, pois quando você abrir no photoshop antes mesmo de abrir ele abre o plugin da camera que é uma ferramenta poderosa e linda, que permitem muitos ajustes antes de virar uma foto é como se você não tivesse finalizado a captura. por exemplo, ajuste de brancos, exposição, nitidez, histograma e muitos outros ajustes.

Experimente, você vai gostar do resultado. Na realidade, você não verá uma dramática diferença de qualidade ao comparar fotografias nos dois formatos, porém se pra você uma lente um pouco melhor faz a diferença pois aumenta um pouco a qualidade, esta na hora de mudar. O benefício real do RAW é facilitar a obtenção de resultados muito bons após a edição das imagens no PC, porém se você não gasta tempo editando suas fotos, então o RAW pode não ser importante.

Espero ter ajudado a entender melhor, maiores explicações fale comigo.

Luciano Zandoná
Photo Virtual
54 3214.6453

Fotografia Digital

Fotografe em RAW

Chegou a hora de usar pra valer. O melhor formato de arquivo para gravar suas fotos era o JPEG. Não pela qualidade mas sim para comprimir arquivos e ter o melhor custo benificio, mesmo perdendo um pouco. Porém o RAW, hoje encontra suporte em todos os principais softwares de edição de imagens, o Custo dos cartões caiu muito e o custo de armazenamento de dados HDS e DVDs está muito baixo, por exemplo vi hoje um HD de 500GB está saindo por R$ 390,00

O que é RAW?

O RAW não é um formato único. Cada fabricante de câmeras digitais tem o seu próprio formato nativo e, coletivamente, estas formatos são conhecidos como RAW. O RAW da Canon, por exemplo, usa a extensão .cr2, enquanto a Nikon cria arquivos.nef. Os formatos RAW são todos únicos e proprietários e incompatíveis entre eles. A Adobe irritada com a falta de um padrão criou o seu próprio RAW que é o .DNG ( digital negative ).

Se eu fosse um fotografo o que eu faria em relação a isto ?

1) Se usar o Adobe Lightroom, ( que é um show ) simplesmente na hora de baixar as imagens para dentro do computador use a opção "copy photo as digital negative (dng) and import" significa baixar para o pc permanecendo em RAW porém da adobe pois posso editar, melhorar arrumar e continuar salvando em RAW pois se for CR2 ou NEF eu edito no photoshop e ai tenho que salvar em jpg ou outro formato pois não consigo salvar no proprio arquivo.

2) Outra forma, é um programa free da própria adobe que já ao baixar as imagens RAW transforma em DNG (RAW da Adobe ) sem perda alguma para depois editar no photoshop ou outro editor http://www.adobe.com/br/products/dng/

Não importa seu RAW, a idéia é a mesma. Os arquivos RAW são representações cristalinas do que é capturado pelos sensores da câmera quando você dá o click.imagens totalmente não processadas.

Ser for JPEG, a câmera através do processador executa um conjunto de rotinas como ajustes de nitidez, do balanço de branco e correções de cor.
O mais importante é que o RAW preserva todas as cores como originalmente capturadas, usualmente 16 bits por pixel. Quando uma foto é gravada em JPEG, a câmera reduz o número total de cores para 8 bit por pixel. Resumindo, se você editar suas imagens depois, a fidelidade do RAW resultará em melhores fotografias.

Raw então é a oitava maravilha ?

Sim, porém, pode existir algumas desvantagens em trabalhar com o RAW:

1)Se sua Camera for antiga leva mais tempo para salvar as imagens no cartão. Neste momento também se você tem uma camera mais moderna atente para a velocidade de gravação do seu cartão de memória.

2)O tamanho dos arquivos é outra coisa a se levar em consideração. arquivos JPEG de melhor qualidade ficam em torno de 2.5mb à 3.5mb, enquanto seus equivalentes em RAW ocupam 5 MB a 7mb. Isso pode não ser um problema pois os valores de cartões gigantes ficaram muito baratos e cada vez mais este custo vem baixando.

Transferindo imagens RAW para o PC

Não há nada diferente relativo aos formatos RAW sobre transferência das imagens da câmera para o computador. Seja qual forma for a comunicação é a mesma para arquivos JPG. Depois de baixar os arquivos no PC, muda um pouco.

Software compatível com RAW

O Windows XP não conhece absolutamente nada sobre arquivos RAW. Nas suas pastas, imagens RAW aparecerão com ícones sem identificação ou descrição alguma e não haverá previews ou miniaturas das fotos. Clicar duas vezes sobre o arquivo, portanto, não produzirá efeito algum se não estiver linkado a nenhum software. Muitos softwares tornam as imagens RAW equivalentes a qualquer outro formato de imagem reconhecido pelo Windows.

Trabalhar com arquivos RAW vai variar um pouco, pois quando você abrir no photoshop antes mesmo de abrir ele abre o plugin da camera que é uma ferramenta poderosa e linda, que permitem muitos ajustes antes de virar uma foto é como se você não tivesse finalizado a captura. por exemplo, ajuste de brancos, exposição, nitidez, histograma e muitos outros ajustes.

Experimente, você vai gostar do resultado. Na realidade, você não verá uma dramática diferença de qualidade ao comparar fotografias nos dois formatos, porém se pra você uma lente um pouco melhor faz a diferença pois aumenta um pouco a qualidade, esta na hora de mudar. O benefício real do RAW é facilitar a obtenção de resultados muito bons após a edição das imagens no PC, porém se você não gasta tempo editando suas fotos, então o RAW pode não ser importante.

Espero ter ajudado a entender melhor, maiores explicações fale comigo.

Luciano Zandoná
Photo Virtual
54 3214.6453

Photoshow 2010 será em Belo Horizonte




O Brasil é quase do tamanho de um continente. Muitos fotógrafos deixam de participar de eventos de fotografia, que normalmente ficam concentrados no eixo Rio – São Paulo, devido a altos custos de deslocamento e hospedagem. A iPhoto Editora propõe-se então proporcionar a oportunidade para os profissionais da imagem terem acesso a tudo o que for necessário para o sucesso profissional, através de um de seus maiores eventos: o Photoshow.

A edição de 2010 do PhotoShow acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Teatro Dom Silvério – Chevrolet Hall, da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mais uma vez, o evento tem a intenção de levar até os profissionais de uma região a oportunidade de expandir conhecimento e atualização para o mercado de trabalho. Seu formato e estrutura seguem o modelo de grandes congressos, ao conjugar teoria e práticas ao vivo, além da presença renomadas figuras do cenário da fotografia nacional. Tudo organizado para o melhor aproveitamento e compartilhamento de experiência entre profissionais palestrantes e congressistas.


O PhotoShow Belo Horizonte dedica cada um de seus três dias para um eixo de trabalho. No primeiro dia, 5 de outubro, a temática é “Estúdio Professional”, e contará com as palestras de Luiz Garrido, com as principais técnicas para fotografar retratos, Danilo Russo, para composição de grandes esquemas de iluminação, e Patrícia Prado, que explica todos os detalhes necessário para produção de fotografia sensual. Em seguida, no dia 6 de outubro, é a vez de “Photoshop Professional”, Altair Hoppe compartilha dicas e truques no mais famoso editor de imagens, o Adobe Photoshop, enquanto Reinaldo Martins mostra como otimizar o fluxo de trabalho com o Adobe Lightroom. Por fim, em 7 de outubro, a sessão “Wedding Professional” começa com Evandro Rocha, que apresenta as novas técnicas para fotografas noivos em diversos cenários. Nesse mesmo dia ainda, Fernanda Marques e Reinaldo Martins mostram como introduzir o fotojornalismo na fotografia de casamento.


As inscrições para o PhotoShow Belo Horizonte estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 0800 600 5622 (exceto celulares, que devem utilizar o número (47) 3056-5022) ou pelo endereço http://www.iphotoeditora.com.br/photoshow. O site ainda conta com o perfil de cada um dos palestrantes, instruções de como chegar no local do evento e diversas formas de interagir com a equipe da iPhoto Editora através de redes sociais web. Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas também para o endereço contato@iphotoeditora.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .


Serviço:


Quem: iPhoto Editora.


O quê: promove o PhotoShow – Belo Horizonte.


Quando: dias 5, 6 e 7 de outubro de 2010.


Onde: Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi - Belo Horizonte – MG





SAIBA MAIS:


Sobre o PhotoShow: o objetivo do evento organizado pela Editora iPhoto é romper barreiras e eliminar os obstáculo de distância, levando a cada região do Brasil os grandes mestres da fotografia de estúdio e casamento. Tudo em um congresso qualificado, moderno e mais acessível aos fotógrafos de todo país.


Sobre a iPhoto Editora: A iPhoto Editora é o novo selo de produtos voltados ao mundo da fotografia, idealizado pela experiência de Altair Hoppe no mercado fotográfico e edição de imagens. Depois de 10 anos da Editora Photos, Altair Hoppe agora reúne uma equipe de profissionais dedicados para a publicação de livros, DVDs, organização de congressos e workshops por todo o Brasil.

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA - PHOTO PIRENPOPOLIS 2010



PRÉ LANÇAMENTO E ABERTURA

PRÉ-LANÇAMENTO

12 de agosto (quinta-feira)

Local: Fnac

Endereço: Parkshopping em Brasilia



ABERTURA

19 de agosto (quinta-feira)

Local: Cine Pireneus e Entrocamento Cultural

Endereço: Rua Direita, 1, Centro.



Abertura Oficial

Mesa: Prefeitura, Secretário de Cultura, Instituto Pireneus, Corumbá Concessões SA, Ministerio da Cultura e Ministerio do Turismo.

Projeção: Fotógrafos participantes

Horário: 20 horas



Entrega dos Prêmios da 3ª Maratona Fotográfica de Pirenópolis

Entrega dos prêmios aos vencedores da Maratona, realizada entre os dias 22 e 23 de maio de 2010, prêmio em dinheiro para o 1º lugar - R$ 1.000,00, para o 2º lugar – R$ 500,00 e para o 3º lugar – R$ 250,00, Os prêmios serão entregue pela autoridade presente à mesa.

Projeção: Maratona Fotográfica de Pirenópolis 2010

Horário: 21 horas



Coquetel

Coquetel no Entrocamento Cultural atrás do Cine Pireneus, com projeções das fotos expostas e música contemporânea com o DJ Paulo

Horário: 22 horas



Exposições

19 de agosto (quinta-feira) à 12 de setembro (domingo) de 2010

1 EXPOSIÇÃO - "Distant Neighbors" de Michael Ende (Alemanha)

2 EXPOSICÃO - "Casa se Mostra" Coletiva

3 EXPOSIÇÃO - "Maratonas Fotográficas de 2009 e 2010" Coletiva

4 EXPOSIÇÃO - "China on The Train" de Wang Fu Chun (China)

5 EXPOSIÇÃO - "Metamorfose" de António Luís Campos (Portugal)

6 EXPOSIÇÃO - "Nú - De Todas as Formas" de Kazuo Okubo (Brasil)



Exposições paralelas

1 “Arquitetura Antiga Goiana” - Coletiva

2 “Expo Cora Coralina” – Coletiva



Palestras

1 Encontro com o Autor - "Fotógrafo de Natureza" com António Luís Campos

2 Encontro com os Autores - "Vizinhos Distantes" com Michael Ende e Wang Fu Chun

3 Palestra - "Rede dos Produtores Culturais de Fotografia" com Iatã Cannabrava

4 Palestra - "Do evento a fine-art" com Kazuo Okubo



Oficinas Photo 2010

As oficinas serão realizadas entre os dias 19 a 22 de agosto de 2010.

1 OFICINA - "Pinhole" de José Rosa

2 "Retrato Falado" de Arnaldo Lobato (Brasil)

3 "Fotografia de Nú" de Kazuo Okubo (Brasil)

4 "Natureza" de António Luís Campos (Portugal)

5 "Vizinhos Distantes" de Michael Ende (Alemanha) e Wang Fu Chun (China)



Leitura de portfólio

1 Leitura de portfólio - Kazuo Okubo

2 Leitura de portfólio - Sílvio Zamboni



Lançamentos de livros

Dia 21 de agosto (sábado) de 2010

1 “Metamorfose - o Mondego num abrir e fechar de asas"



Mais informações: http://www.pireneus.org.br/photo/

3º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto




REGULAMENTO

Novas Datas
Último dia para inscrição - 19/agosto
Julgamento - 29/agosto
Abertura da Exposição 11/setembro

Local: Casa da Cultura da Secretaria Municipal de Ribeirão Preto
Informações: Tel: 016-36361206 16-36183519

1 - O CONCURSO
O 3º Salão Nacional de Arte Fotográfica é promovido pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Cultura, MARP - Museu de Arte, MIS - Museu da Imagem e do Som, Confederação Brasileira de Fotografia e Grupo Amigos da Fotografia e faz parte do Calendário Cultural do Município de Ribeirão Preto na Semana de Fotografia . Destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas, seja ela digital ou analógica. Tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço e terá as inscrições abertas em todo o território nacional.

2 - PARTICIPAÇÃO
O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade, filiados aos fotoclubes da Confederação Brasileira de Fotografia e com suas obrigações em dia. A participação no presente concurso caracteriza por si a aceitação por parte dos participantes de todos os termos e condições deste regulamento.

3 - TEMA E CATEGORIA
O Concurso terá uma só categoria - tema livre - podendo ser inscritas fotografias em preto e branco ou coloridas, realizadas de forma digital ou em filme.

4 - INSCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÕES
A inscrição será totalmente gratuita e cada participante poderá concorrer com até 4 (quatro) fotografias, ampliadas em papel fotográfico sensível ou de impressoras digitais, no tamanhos 25x38 ou 30x40 . Cada fotografia deverá ser identificada com uma etiqueta no verso contendo título, autor, nome do Fotoclube, cujo modelo está em anexo.
As fotos não poderão ser montadas em qualquer tipo de suporte.


Os autores, ao enviar as fotos para o julgamento, autorizam a utilização de suas imagens na exposição do 3º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, divulgação na mídia e catálogos;


Os trabalhos, devidamente identificados e acompanhados da ficha de inscrição, em anexo, juntamente com um envelope devidamente selado e etiquetado para a devolução das fotos após o encerramento do Salão, deverão ser enviados pelo correio ou entregues na sede do Grupo Amigos da Fotografia, Rua Professor José Coelho Gomes Ribeiro, nº. 286 - Jardim Novo Mundo - CEP 14092-220 - Ribeirão Preto - SP. Para os trabalhos enviados pelo correio, valerá a data de envio do carimbo postal, cujo prazo final será no dia 19 de agosto de 2010.


Membros do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, curadores e envolvidos com a organização do concurso e os jurados, estão proibidos de participar.

5 – PREMIAÇÃO
1º Lugar - Troféu
2º Lugar - Medalha de Prata
3º Lugar - Medalha de Bronze
As obras classificadas da 4ª à 20ª receberão certificados de “Menção Honrosa”;


Os três (3) primeiros fotoclubes classificados pela soma dos pontos recebidos pelos seus respectivos associados receberão troféus concedidos pelo Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto.

6 - COMISSÃO DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
As obras inscritas serão submetidas à comissão de seleção e premiação composta por 5 (cinco) fotógrafos com conhecimento da fotografia nacional e internacional, não ligadas a qualquer dos membros filiados à Confederação Brasileira de Fotografia, indicados pela curadoria do evento e aprovados pela Confederação Brasileira de Fotografia, cujas decisões serão definitivas e irrecorríveis.
A assinatura da ficha de inscrição implica na aceitação na íntegra dos termos deste Regulamento.
Os casos não constantes desse Regulamento serão resolvidos, soberanamente, pela comissão organizadora.

Copie e cole em seu navegador para acessar ficha de inscrição

http://www.confoto.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=642:3o-salao-nacional-de-arte-fotografica-de-ribeirao-preto&catid=60:fotografia&Itemid=98

“Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”



O 1º Concurso de Fotografia promovido pela Fiocruz Pernambuco para celebrar os 60 anos da instituição teve seu edital modificado. O novo tema a ser abordado é “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”. O concurso é aberto a toda população, entretanto espera-se uma participação expressiva dos funcionários do setor saúde e, principalmente, da Fiocruz Pernambuco. As inscrições também foram prorrogadas até o dia 17 de agosto.


Os três primeiros colocados serão contemplados, respectivamente, com os seguintes prêmios: uma máquina fotográfica semiprofissional e o livro “Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira”, de Nara Britto; a fotobiografia “Carlos Chagas, um cientista do Brasil”, de Simone Kropf e Aline Lopes de Lacerda; e o livro “Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde”, de Nísia Trindade Lima e Marie-Hélène Marchand (Orgs).


As 13 melhores fotos, selecionadas por um júri externo, serão publicadas no calendário da Fiocruz Pernambuco do ano de 2011 e farão parte de uma exposição a ser montada no prédio da instituição.


COMO PARTICIPAR – Para participar do concurso é preciso baixar e preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Fiocruz Pernambuco www.cpqam.fiocruz.br. O documento deverá ser entregue, juntamente com a fotografia em papel e em mídia digital, em envelope padrão ofício lacrado, com a identificação Concurso de Fotografia – 60 anos da Fiocruz PE, na Assessoria de Comunicação Social da instituição.

Concurso de Fotografia
60 anos da Fiocruz Pernambuco


O ano de 2010 marca os 60 anos de atividades do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), a Fiocruz Pernambuco, reconhecida como uma das mais importantes instituições de pesquisa e formação de recursos humanos na área da saúde pública do Nordeste do Brasil.


Para celebrar a data, a instituição está realizando o concurso de fotografias “60 anos da Fiocruz Pernambuco”, cujo tema é: “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”. A proposta é registrar, em imagens, a atuação e contribuição da instituição, no campo da saúde pública, para a região Nordeste.


Todos os trabalhos selecionados farão parte de exposição a ser montada no prédio da instituição, em data a ser definida. As 13 (treze) melhores fotos, selecionadas por um júri externo, serão publicadas no calendário da Fiocruz Pernambuco do ano de 2011. O concurso conta com o apoio da Editora Fiocruz.


REGULAMENTO


• O concurso de fotografia 60 anos da Fiocruz Pernambuco é destinado a todos, principalmente aos trabalhadores, alunos, ex-alunos, bolsistas e estagiários da instituição e a trabalhadores de qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS).


• Fotos que não estejam dentro do tema proposto - “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro” - serão descartadas. Serão utilizados como critérios de avaliação: tema e técnica.


• Não é permitido nenhum tipo de montagem, retoque ou edição digital.


INSCRIÇÕES


1. As inscrições são gratuitas;


2. A ficha de inscrição está disponível no site (www.cpqam.fiocruz.br) e deverá ser entregue, juntamente com a fotografia impressa e em mídia digital, em envelope padrão ofício lacrado, com a identificação Concurso de Fotografia – 60 anos da Fiocruz PE, na Assessoria de Comunicação Social da instituição.


3. As inscrições devem ser feitas de 17 de maio a 17 de agosto de 2010.


4. Cada participante pode inscrever apenas 1 (uma) foto;


5. A fotografia deve ser inédita, colorida ou em preto e branco, impressa em papel fotográfico fosco ou brilhante no tamanho 20x30cm, e entregue também em formato digital (CD ou DVD) na resolução mínima de 300 dpi;


6. No verso da fotografia deve ser colada etiqueta contendo número de CPF, RG, título da obra e identificação do local e objeto fotografado;


7. O participante deve, no ato da inscrição, declarar estar ciente e de acordo em obter a cessão de direitos de uso de imagem das pessoas eventualmente retratadas na foto, caso tais pessoas possam ser nela reconhecidas.


8. Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação Social, pelo e-mail imprensa@cpqam.fiocruz.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelos telefones: (81) 2101.2511 ou 2101.2528.


PRÊMIOS


• Os 13 melhores trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora serão premiados com a publicação no Calendário 2011 da Fiocruz Pernambuco e certificado de participação. As fotografias também devem compor exposição a ser montada na Fiocruz Pernambuco.


• Os três melhores colocados receberão:
o 1º lugar – uma máquina fotográfica semiprofissional e o livro “Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira”, de Nara Britto - Editora Fiocruz.


o 2º lugar – fotobiografia “Carlos Chagas, um cientista do Brasil”, de Simone Kropf e Aline Lopes de Lacerda, da Editora Fiocruz.


o 3º lugar – o livro “Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde”, de Nísia Trindade Lima e Marie-Hélène Marchand (Orgs.) - Editora Fiocruz.




• A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em setembro no auditório Frederico Simões Barbosa, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), a Fiocruz Pernambuco, no Recife, em horário e dia a ser posteriormente divulgado.


DISPOSIÇÕES GERAIS


1. É vedada a inscrição de quaisquer membros (e parentes destes) da organização do concurso e da Comissão Julgadora;


2. Todos os participantes, ao se inscreverem, cedem de forma não onerosa à Fundação Oswaldo Cruz a totalidade dos direitos de autor sobre as obras apresentadas no concurso. O material poderá ser reproduzido (total ou parcialmente), exposto de forma física e/ou digital e ter sua utilização, direta ou indireta, por meio de inúmeros meios de exibição, audiovisual, cinema ou processo assemelhado, satélites artificiais, sistemas óticos, fios telefônicos ou não, cabos ou quaisquer meio de comunicação.


3. Todas as obras inscritas e as premiadas serão incorporadas ao acervo da Fiocruz e poderão ser utilizadas nas atividades que a instituição venha a desenvolver, sem qualquer remuneração dos autores, sendo assegurado o crédito a essas imagens;


4. Caso os vencedores não possam estar presentes na cerimônia de premiação, poderão indicar um representante.


COMISSÃO JULGADORA


1. A comissão julgadora será constituída por 1 (um) profissional da área de fotografia, por 1 (um) profissional da área de artes plásticas, por 1 (um) profissional da área de ciência e saúde.


2. A coordenação da comissão julgadora deverá ser exercida por um membro da Assessoria de Comunicação da Fiocruz PE e não terá direito a voto.


3. A decisão da comissão julgadora é soberana e irrecorrível.



Acesse: http://www.cpqam.fiocruz.br/noticia.php?id=433 Informações Adicionais
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Artigos
FOTOCLUBES
Concurso cultural "Por Toda Minha Vida"
Retratos da Esperança - 2º Concurso Nacional de Fotografia
3º Concurso Universitário de Fotografia Sony-Fotografe

VIII Salão Nacional de Fotografias - "Brasil Afro"



REGULAMENTO

O Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, Associação Cultural e Beneficente de Votorantim, Associação Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, CUT Regional de Sorocaba, NUCAB (Núcleo de Cultura - Afro Brasileiro) FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, Consciência Negra Boituva.

A Mostra tem por finalidade levar ao público uma parcela significativa da produção fotográfica do país, possibilitando o intercâmbio entre os fotógrafos dos diversos estados brasileiros, bem como divulgar os novos talentos nacionais da área da fotografia.

1) a mostra fotográfica Jorge Narciso de Mattos que tem como tema “Brasil Afro”, onde o objetivo é provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar os abetos, costumes e tudo que se refere à cultura afro, bem como os próprios afros descendentes. Como forma de reconhecimento, a Mostra homenageia Jorge Narciso de Mattos pelo seu trabalho e dedicação a causa;

2) as fotografias, coloridas ou em preto & branco, deverão ser enviadas, para uma pré-seleção em formato jpeg com qualidade mínima de 800 pixels no lado maior e que não ultrapasse a 50kb para o e-mail: brasilafroselecao@grupoimagem.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. até o dia 03 de outubro de 2010.

As fotos selecionadas serão comunicadas por e-mail aos participantes que terão 15 dias para enviar as ampliações no tamanho 30x45cm em papel fosco.

3) No verso das fotografias deverá constar etiqueta adesiva com o nome completo do fotógrafo, seu endereço, telefone e e-mail para contato, cidade, estado, local em que a foto foi feita e um pequeno texto explicando a foto além do título para ser colocado na exposição;

4) As fotografias serão selecionadas por um júri nomeado pela Comissão Organizadora, composto por pessoas reconhecidas no meio fotográfico. As decisões do júri serão soberanas e finais;

5) Os participantes selecionados para a Mostra Fotográfica Brasil Afro receberão certificado de participação.

6) As fotografias deverão ser enviadas ou entregues diretamente no endereço Rua Júlio Hanser, 140 – 3º andar, Jardim Faculdade, CEP. 18031-490 – Sorocaba – SP. –. de segunda a sexta feira, no horário comercial, até o dia 22 de Outubro de 2010. A inscrição será feita automaticamente mediante o envio das fotografias;

8) As despesas de envio correrão por conta de cada participante;

9) A Comissão Organizadora não se responsabiliza por quaisquer danos que os trabalhos possam sofrer no seu envio; (sugerimos que se coloquem as fotos no envelope juntamente com uma base (papelão) e um aviso escrito no envelope para que o carteiro tome cuidado para não dobrar, pois se trata de obra de arte.

11) As fotografias selecionadas serão expostas na FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba.
no período de 18 a 28 de novembro de 2010, bem como exposição virtual nos sítios www.grupoimagem.org.br e www.culturavotorantim.com.br

12) Os autores, ao enviar as fotos para a exposição autoriza a utilização de suas imagens na exposição, divulgação na mídia, catálogos e em todo e qualquer evento ou promoção do Concurso;

13) As fotografias selecionadas poderão integrar o acervo Grupo Imagem, desde que a doação seja explicitamente autorizada na ficha de inscrição (disponível para baixar no site www.grupoimagem.org.br e que elas só serão utilizadas exclusivamente na divulgação de projetos culturais;

15) A organização da Mostra fará uma ampla divulgação com os nomes de todos os participantes, com isto estimulando e valorizando a arte fotográfica.

16) A participação na Mostra Fotográfica Brasil Afro implica na aceitação do presente regulamento;

17- Todos que inscrever sua fotografia para participar deste Concurso assumem particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com pessoas, animais e/ou objetos retratados nessa obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, Associação Cultural e Beneficente de Votorantim, Associação Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, CUT Regional de Sorocaba, NUCAB (Núcleo de Cultura - Afro Brasileira) FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba e Consciência Negra Boituvana.

Mais informações: http://www.grupoimagem.org.br/default.asp?id=18&ACT=5&content=417&mnu=18

Prêmio Porto Seguro Fotografia 2010



REGULAMENTO

O Prêmio Porto Seguro Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Este ano a ação curatorial propõe a apresentação de ENSAIOS e, com eles, a elaboração de uma reflexão na qual a fotografia é vista como fenômeno da civilização inserida em uma história social do olhar, independente de temas preestabelecidos.

1 – PARTICIPAÇÃO POR INSCRIÇÃO

1.1 - Categorias de inscrição: Categoria São Paulo – Para ensaios que enfoquem uma reflexão específica sobre a cidade de São Paulo. Categoria Brasil – Para ensaios que enfoquem uma reflexão sobre o Brasil. Categoria Pesquisas Contemporâneas – Para ensaios que se caracterizem por uma pesquisa contemporânea na linguagem fotográfica, dialogando com as questões que permeiam a representação visual nos dias de hoje. Serão analisados trabalhos já finalizados ou projetos de obras ainda não viabilizados.

1.2 - Inscrição

1.2.1. Podem ser enviados ensaios em cor ou em preto e branco, obrigatoriamente impressos.

1.2.2. Não há restrição para qualquer tamanho dos trabalhos inscritos ou para a quantidade de fotos de cada ensaio.

1.2.3. Para as mídias contemporâneas podem ser apresentados ensaios em DVD, CD, imagem captada por celular ou qualquer outra mídia, desde que a forma apresentada seja o suporte de finalização do ensaio.

1.2.4. No verso de cada fotografia, ou no suporte físico escolhido, deve constar o pseudônimo do autor, o título e a data do ensaio, além da categoria da inscrição (modelo anexo ao regulamento).

Somente na ficha de inscrição (modelo anexo) devem constar o nome completo e o pseudônimo. Esse procedimento objetiva a não-identificação do autor no momento da seleção.

1.2.5. Os trabalhos inscritos na Categoria Pesquisas Contemporâneas, apresentados em DVD, CD ou outras mídias, devem conter apenas o pseudônimo do autor e as especificações de software ou outras referências técnicas e conceituais para leitura. Registrar nome completo e pseudônimo apenas na ficha de inscrição.

1.2.6. As inscrições de imagens captadas por celular devem ser enviadas exclusivamente por via eletrônica. Encaminhar em único e-mail 2 (dois) arquivos: 1 (um) arquivo contendo as imagens e o pseudônimo do autor em jpeg, gif ou bmp (limite máximo 500kb), além de referência do celular utilizado; 1 (um) arquivo com a ficha de inscrição contendo nome completo, pseudônimo do autor e demais itens solicitados no modelo anexo ao regulamento.

1.3. - Para onde e quando enviar a inscrição:

Espaço Cultural Porto Seguro Avenida Rio Branco, 1489, térreo, Campos Elíseos 01205-905 - São Paulo-SP

Enviar a inscrição via postal ou entregar pessoalmente.

De segunda a sexta-feira das 10h às 17h, no período de 30 de julho a 10 de setembro de 2010; sábado e domingo, dias 11 e 12 de setembro de 2010, das 9h às 13h.

A data limite de postagem (carimbo dos Correios) é o dia 10 de setembro de 2010.

As inscrições de imagens captadas por celular devem ser enviadas até as 23h do dia 12 de setembro de 2010, exclusivamente por via eletrônica, pelo e-mail: espaco.fotografia@portoseguro.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

2 – PARTICIPAÇÃO POR INDICAÇÃO

Para o Prêmio Especial Porto Seguro, um Colégio Eleitoral – formado pelos premiados, selecionados e participantes das Comissões de Premiação das edições anteriores – indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes sobre a cidade de São Paulo, sobre o Brasil ou em pesquisas contemporâneas.

A Comissão de Premiação escolherá, entre os mais votados pelo Colégio Eleitoral, o Prêmio Especial Porto Seguro 2010.

O Prêmio Porto Seguro Revelação será destinado a um fotógrafo iniciante, inscrito nas categorias São Paulo, Brasil ou Pesquisas Contemporâneas, que tenha apresentado um conjunto singular de obras.

3 – COMISSÃO DE PREMIAÇÃO

A Comissão de Premiação é composta por Ana Maria Belluzzo, professora e crítica de artes visuais; Cildo Oliveira, artista plástico; Cristiano Mascaro, fotógrafo; Luiz Braga, fotógrafo; Walter Firmo, fotógrafo.

4 – PRÊMIOS

A Comissão de Premiação outorgará:

1 Prêmio Especial Porto Seguro

Aquisição, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro São Paulo

Aquisição, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro Brasil

Aquisição, no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas

Aquisição, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro Revelação

Aquisição, no valor de R$ 10.000.00 (dez mil reais).

20 Prêmios, distribuídos entre as categorias São Paulo, Brasil e Pesquisas Contemporâneas, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

5 – DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. Os prêmios em dinheiro apresentam o valor bruto e estão sujeitos à tributação, conforme legislação em vigor na data da entrega.

5.2. Os artistas premiados participarão de exposição coletiva no Espaço Cultural Porto Seguro. 5.3. Os participantes receberão via correio, no endereço indicado na ficha de inscrição, confirmação de premiação.

5.4. Os resultados da premiação serão divulgados pela imprensa e internet entre novembro e dezembro de 2010. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá também nesse período, juntamente com a abertura da Mostra dos trabalhos premiados.

5.5. É vetada a participação de qualquer funcionário ou parente, até terceiro grau, dos membros da Comissão de Organização, Comissão de Premiação ou patrocinadores.

5.6. Não serão aceitas inscrições de trabalhos premiados em outros concursos.

5.7. Os vencedores dos prêmios São Paulo, Brasil, Pesquisas Contemporâneas e Revelação ficam obrigados a fornecer para o Espaço Cultural Porto Seguro uma cópia de longa permanência dos trabalhos premiados, de tamanho a ser combinado com a Comissão de Organização. Esses trabalhos integrarão o Acervo Prêmio Porto Seguro Fotografia. A Comissão de Organização definirá, em acordo com o premiado, o melhor formato de entrega dos trabalhos apresentados em CD, DVD, imagem celular ou outros suportes. O vencedor do Prêmio Especial Porto Seguro fornecerá para o acervo do Prêmio Porto Seguro Fotografia as obras que representarão o Prêmio. A Comissão de Organização e a Curadoria do Prêmio, de comum acordo com o artista vencedor, selecionarão esses trabalhos.

5.8. As imagens premiadas serão incorporadas ao Acervo Prêmio Porto Seguro Fotografia e poderão ser utilizadas pelo Instituto Porto Seguro exclusivamente em projetos culturais e na divulgação do Prêmio Porto Seguro Fotografia, sem qualquer pagamento ao autor, seja a que título for.

5.9. Os artistas não selecionados que optarem pela devolução dos seus trabalhos devem enviar, junto com a inscrição, embalagem apropriada, previamente identificada e paga à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, imprescindivelmente com autorização de próprio punho, para que o Espaço Cultural Porto Seguro providencie a devolução. As obras não selecionadas poderão também ser retiradas no Espaço Cultural Porto Seguro - Av. Rio Branco, nº 1489, térreo, Campos Elíseos, CEP 01205-905 - São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, no período de 18 a 22 de outubro de 2010, das 10h às 17h, e no sábado, dia 23 de outubro de 2010, das 9h às 12h. Após este prazo, todas as fotografias não retiradas serão destruídas.

5.10. As decisões da Comissão de Premiação são soberanas, sendo facultada a não-concessão de prêmios.

5.11. A inscrição no Prêmio implica a aceitação do presente regulamento.

http://www.confoto.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=682:premio-porto-seguro-fotografia-2010&catid=60:fotografia&Itemid=98

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PHOTOSHOP COMPLETA 20 ANOS - VEJA SUA HISTÓRIA



Photoshop 1.0 - Primeira versão, para Apple, em 10 de fevereiro de 1990

Texto: Mario Amaya
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4256516-EI4801,00-Photoshop+completa+anos+conheca+a+historia.html
Um dos softwares mais famosos da história completa nesta quarta 20 anos de sucesso ininterrupto. Não é preciso explicar em minúcias o que é o Adobe Photoshop, pois ele está envolvido em todo tipo de produção visual impressa, em vídeo ou na internet. Computadores participam de todo o processo criativo; o Photoshop está sempre presente como caixa de ferramentas virtual para o designer, artista, fotógrafo, ilustrador ou engenheiro.

» Linha do tempo: a evolução do Photoshop http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/photoshop-20-anos/index.htm
» Polêmica: Photoshop e a guerra dos retoques http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4256724-EI4801,00-Polemica+Photoship+e+a+guerra+contra+o+excesso+de+retoque.html
O Photoshop surgiu comercialmente como um software de retoque para fotografias digitalizadas em scanner. O próprio scanner digital era uma curiosidade rara em 1990. Mas as funções de retoque de imagem do primeiro e humilde Photoshop já eram poderosas e fascinantes - um vislumbre de infinito potencial artístico. O talento do programa consolidou-se com a adição de recursos de design, composição e automação.

Uma vantagem importante desde o início foi a possibilidade de acrescentar funções novas através de plug-ins; foi daí, aliás, que surgiu a ideia de extensões que temos hoje em navegadores da web. Os primeiros filtros e funções de edição do Photoshop continuam disponíveis na versão mais atual, mas raramente encontram aplicação, pois foram suplantados por outros mais modernos e eficazes. A acumulação de funções ao longo de duas décadas explica porque partes do programa são arcaicas e obscuras enquanto outras parecem transplantadas de algum outro lugar.

A história do software O Adobe Photoshop começou como projeto diletante de um par de irmãos norte-americanos, fãs de fotografia por influência paterna. John Knoll era então, e ainda é hoje, um supervisor de efeitos visuais para cinema da Industrial Light & Magic, a empresa pioneira fundada por George Lucas. Em 1987, ele estava investigando a possibilidade de usar sistemas computadorizados para gerar e manipular imagens de efeitos visuais para filmes. Além da computação gráfica em 3D, ele esperava também poder fazer retoques localizados e alterações tonais - um campo então pouco explorado da manipulação visual. Fotografia e design nem passavam por sua cabeça, inicialmente.

Thomas Knoll cursava Engenharia na Universidade de Michigan. Estava criando num Mac Plus um software de processamento de imagem para sua tese de doutorado. O nome do programinha era Display, porque sua função original era simular tons de cinza na tela do Mac, que só suportava pixels totalmente brancos ou pretos. John viu um potencial comercial no Display e incentivou o irmão a colocar mais funções no programa. Thomas trancou a faculdade e mergulhou no projeto junto com o irmão. A primeira versão preliminar do aplicativo com uma aparência mais acabada, chamada ImagePro, rodou em setembro de 1988.

Nessa altura, o software já era mais avançado que tudo que existia então no mercado. John foi procurar alguma empresa de software do Vale do Silício para fazer a comercialização. O programa, renomeado para PhotoShop (inicialmente com S maiúsculo), foi distribuído por um fabricante de scanners chamado Barneyscan. Logo depois, porém, os irmãos fecharam um acordo com a Adobe, empresa que fizera fama e fortuna com o sistema PostScript de impressão computadorizada.

A Adobe acolheu o produto, sem adquiri-lo completamente, pagando royalties aos irmãos. O Photoshop da Adobe foi oficialmente lançado, após dez meses de desenvolvimento adicional, em 10 de fevereiro de 1990, somente para Apple Macintosh. A Adobe plantou o Photoshop no mercado sem pretensões exageradas, com uma confiança tranquila de que ele poderia dar frutos mais adiante. E efetivamente, o Photoshop estabeleceu-se como líder absoluto em seu segmento, obliterando muitos concorrentes que surgiram e cujos nomes hoje estão esquecidos.

Alguns deles, como Altamira Composer e Macromedia XRes, chegaram a ser mais avançados que o Photoshop em sua época, mas não resistiram à concorrência.

O sucesso da Apple e da Adobe entre profissionais de imagem digital, bem como as infinitas ramificações desse sucesso em toda a indústria criativa do mundo, deve muito ao desenvolvimento inicial do Photoshop no Mac. Mas na versão 2.0 o Photoshop também foi lançado para Windows. A partir daí, as edições do programa sempre tiveram paridade de funções.

Laboratório fotográfico
Quando o Photoshop surgiu, a edição digital de imagem avançada era um negócio extremamente caro e restrita a sistemas dedicados. O que existia de mais avançado em seu tempo era o Scitex, equipamento de prepress (preparação para impressão) desenvolvido em Israel. Um scanner de mesa custava entre US$ 5 mil e US$ 12 mil (equivalente a R$ 9,2 mil e R$ 22 mil) em 1989. O BarneyScan, digitalizador de slides que trouxe com ele a primeira versão pública do Photoshop como brinde, custava US$ 5 mil. Impressoras coloridas por transferência térmica (a mesma presente em modelos atuais da linha Xerox Phaser) saíam por até US$ 20 mil dólares. Um Mac da linha profissional, dotado dos periféricos necessários (monitor de alta resolução, unidade externa de disco e expansão de memória) custava a partir de US$ 10 mil.

Tudo isso apenas para fazer diagramações preliminares que depois seriam reconstruídas ou completadas no computador de prepress, já que as máquinas de mesa ainda não davam conta de toda a tarefa. Bastaram cinco anos para um computador de mesa conseguir produzir saída final para a gráfica e o Photoshop, então um aplicativo ainda simples e entregue na forma de três disquetes, virar o jogo e dar ao povo o poder de criar arte digital.

A partir da versão 2.0, o Photoshop passou a integrar o departamento de arte das redações mais progressistas. Nada mais de deixar o processamento das imagens por conta do bureau de prepress. A versão 3.0, com a sua concepção de arte por camadas, alterou para sempre a cara da arte digital e consagrou o Photoshop como ferramenta de composição. Sua chegada coincidiu com uma nova geração de PCs e Macs muito mais poderosos e por fim capazes de lidar com arquivos bem mais pesados. Foi também nessa época que o mercado de plug-ins de filtros criativos teve seu auge. A revolução seguinte foi da da web; a versão 5.5 e o programa auxiliar ImageReady vieram especificamente para otimizar a exportação de imagens GIF, PNG e JPG. Por fim, na versão 7, ele sacudiu o mundo da fotografia com o suporte a arquivos RAW de câmeras digitais.

Desde então, o desenvolvimento do Photoshop teve como preocupação básica integrá-lo aos demais programas da chamada Creative Suite da Adobe, mantendo-o numa posição de liderança indisputada. Hoje e além John Knoll continua na ILM. O irmão Thomas permanece envolvido com o Photoshop. Sua última invenção foi o plug-in Camera RAW. O Photoshop também gerou duas crias importantes sob a tutela de Knoll: Elements, a versão não-profissional, porém repleta de utilidades; e Lightroom, uma recriação completa do programa que atende aos fotógrafos.

A ideia do Camera RAW, um programa capaz de extrair imagens puras (não processadas) de muitos modelos de câmeras digitais, surgiu durante uma viagem de férias de Thomas com sua família à Itália.

Em vez de descansar, ele passou a viagem inteira tirando fotos de teste numa câmera profissional e refinando nelas os algoritmos matemáticos necessário. O objeto de teste usado nas fotos não era uma ruína romana ou a costa mediterrânea, mas a orelha esquerda da filha dele.

Segundo Knoll, ela estava por perto a qualquer momento que ele precisasse e a orelha era uma boa referência para tonalidades de pele humana; então, por que não? Retoques em fotografias existem desde que a própria fotografia foi inventada e sempre foram vistos como continuação do trabalho de laboratório. O Photoshop surgiu com ferramentas virtuais que buscavam reproduzir o ambiente do laboratório, e isso ainda pode ser visto claramente nos ícones de Crop, Dodge e Burn, por exemplo. Mas a metáfora do mundo real nunca foi dominante; o software possui uma interface bastante abstrata, que exige esforço interpretativo do usuário novato. O que não impediu que ele atingisse uma popularidade gigantesca, justificada pelos seus poderes extraordinários.

O Photoshop caiu na boca do povo porque, a exemplo de outros programas como Microsoft Windows e CorelDRAW, é um dos softwares mais pirateados por usuários individuais. Apesar das implicações polêmicas, é inegável que a difusão ilegal do programa ajuda a mantê-lo forte na consciência das pessoas. Os programas de visualização de imagem que vêm nos computadores permitem uma edição elementar, e também existem soluções gratuitas baseadas na Internet, sem necessidade de instalar nada. Mas o poder ilimitado do Photoshop prova-se, geração após geração de usuários, irresistível.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FOTOGRAFIA: E EU COM ISSO?


carlos moreno

FONTE: http://www.msaqui.com.br/colunistas/66-fotoclube/3037-fotografia-e-eu-com-isso
Texto: Alexandre Sogabe

A fotografia é algo tão familiar para a maioria das pessoas, não é por menos, em nosso tempo a imagem e a fotografia asumiram uma enorme importância em nossas vidas, seja na compra de produtos, seja no relacionamento pessoal, no mundo a nossa volta que é impossível nos mantermos alheios a esse assunto. Afinal, qual a função da imagem em nossa sociedade?

Claro, você dever ter pensado já em inúmeras possibilidades: as fotografias tiradas no fim de semana, a compra de produtos em catálogos ou pela internet e até mesmo alguma pessoa que tenha conhecido por sites de relacionamento. Pois é, a imagem está tão presente em nosso meio a ponto de muitos dizerem que a nossa sociedade é a sociedade da imagem.

A fotografia assume as funções de prótese de nossa memória para o registro de momentos importantes e também a condição de meio preferencial de representação de produtos pessoas por seu imediatismo e precisão, os desenhos e a escrita como formas de representação vão ficando pra trás.

Sendo assim, o ato de olhar precisa ser desenvolvido para um melhor relacionamento com o mundo e com as pessoas com quem convivemos, aprendendo a ver, ou seja tornando a nossa percepção mais aguçada para saber se aquele maravilhoso produto na internet corresponde ao que vai chegar em suas casa ou se aquela pessoa linda do Orkut realmente existe.

A técnica fotográfica, mais do que a funcionalidade de registrar com eficiência aquilo que desejamos é um exercício de nossa capacidade de ver detalhes, cores e formas, é também um convite a diminuirmos o ritmo, muitas vezes frenético, de nosso dia a dia e olhar com mais atenção para o ambiente a nossa volta, é descobrir o prazer de apreciar belas imagens seja no visor da câmera ou no mundo ao nosso redor.

Tá esperendo o que? Camera na mão e fotografe, afinal com o processo digital o máximo que você pode gastar é pilha. E se puder procure um curso de fotografia para conhecer mais sobre a arte de fotografar que é muito que é muito prazerosa e útil.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DICAS PARA OTIMIZAR SEU CARTÃO DE MEMÓRIA




FONTE: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/2010/02/25/dicas-para-usar-melhor-e-preservar-fotos-de-um-cartao-de-memoria/
Dicas para usar melhor um cartão de memória e preservar suas fotos
Veja como economizar a bateria da câmera, formatar corretamente a mída e saiba quanto tempo ela pode durar, para não perder suas imagens

Para muita gente que está acostumada a usar câmeras digitais, o cartão de memória nada mais é que um “filme digital”. Eles desempenham um papel importante para guardar as fotos até que sejam descarregadas no computador. Depois de escolher o cartão de memória para sua câmera, o próximo passo é saber como cuidá-lo da melhor forma. Se você é novo no mundo da fotografia digital, estas são dicas importantes de como lidar com o cartão de memória de sua câmera. Não exclua fotos com a câmera Apagar uma foto com a câmera aumenta o consumo de bateria pelo fato de rever a imagem. E há a questão da dificuldade em avaliar a qualidade da foto pelo pequeno LCD das máquinas digitais. Nada melhor que visualizá-las no monitor do seu computador.

Há também o risco em excluir acidentalmente alguma foto na hora de manusear os controles da câmera. É mais fácil recuperar uma foto apagada do computador (pegando-a da Lixeira) do que usar um software de recuperação de imagens para o cartão de memória (mas, se precisar fazer isso, basta conferir logo abaixo, a dica Como recuperar fotos apagadas). Cartões de memória apresentam duração média é de oito a dez anos Formate o cartão regularmente Depois de copiar todas as fotos do cartão de memória para o computador, nada melhor do que formatá-lo.

Há várias formas de como fazer isso. Se você usa Mac OS, pode abrir o cartão de memória no Finder, selecionar todos os arquivos e pastas e pressionar a tecla Delete. No Windows, basta clicar com o botão direito sobre o cartão no Explorar e solicitar a formatação. Outra opção é retornar o cartão para a câmera e escolher a opção ou botão de menu, para apagar todas as fotos. A vantagem disso é que se houver imagens estiverem protegidas (geralmente usando o botão com o símbolo de uma chave na câmera), elas permanecerão salvas no cartão.

Finalmente, você também pode usar o recurso de formatação da própria câmera digital. Certifique-se de que as fotos estejam salvas em outro lugar, pois mesmo se estiverem protegidas pela câmera, serão totalmente apagadas. Tenha um reserva É uma boa ideia ter mais de um cartão de memória. Atualmente, esses cartões estão bem baratos, se comparado há dois anos.

A vantagem de um cartão de memória adicional aparece quando surge a necessidade de bater novas fotos com o cartão lotado.

Não pense em apagar nada da sua viagem para registrar novos momentos. Um novo cartão elimina a necessidade de apagar fotos, ou reduzir a qualidade de cada uma para ganhar espaço. Conheça a expectativa de vida do seu cartão Cartões de memória são duradouros, mas não indestrutíveis. Eles podem ser gravados um determinado número de vezes.

Em geral, a duração média de um cartão de memória é de oito a dez anos. Tome nota do mês e ano em que o cartão começou a ser utilizado para ficar alerta nos últimos dias. Faça a troca do cartão um pouco antes para não correr o risco de perder cada momento especial registrado com sua câmera digital.

COMO RECUPERAR FOTOS APAGADAS
Texto: Dave Johnson, PC World/EUA
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/12/23/como-recuperar-fotos-apagadas/
É possível resgatar imagens apagadas recentemente de um cartão de memória ou disco rígido usando aplicativos específicos Perder arquivos digitais é a coisa mais comum, ainda mais quando não se tem o costume de fazer backup. Mas a pior perda são os arquivos fotográficos, que não podem ser refeitos.

Porém, é possível tentar recuperá-los no cartão de memória da câmera. Embora seja possível recuperar fotos deletadas dos cartões de memória, há limitações para tal função. Quando você apaga uma foto do cartão de memória (ou de um disco rígido), o arquivo não é de fato apagado, até que você grave outra coisa por cima.

Focus Escola de Fotografia