sexta-feira, 17 de julho de 2009

DICAS BÁSICAS DE ORÇAMENTOS

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA CURSO FOTOGRAFIA PROFISSIONAL DIGITAL
Prof. Enio Leite

O orçamento nunca deve ser passado na hora, a não ser que tenha certeza do trabalho que realizará ou se o fechamento do mesmo dependa disso por questões de prazo, mas não se deixe intimidar pelo cliente.
Na maioria das vezes, o cliente estará pesquisando o melhor preço e você pode correr o risco de dar um orçamento errado na tentativa de fechar o negócio. Peça pelo menos um dia para calcular os custos do trabalho e só depois envie o orçamento por fax ou portador.
Estrutura de um orçamento base

Existem três tipos de orçamento básicos:

1. Estimativa de custos.
2. Orçamento.
3. Contrato.

1. Estimativas de custos

Normalmente usa-se a estimativa de custo quando o trabalho é muito grande e deve ser cumprido em várias etapas e, principalmente, quando seu prazo de duração é longo. Por exemplo, você está fazendo uma campanha para uma construtora que durará 20 dias e fotografará vários locais ainda não definidos pelo cliente pois dependem da autorização dos proprietários e da administradora do imóvel. Em uma estimativa de custos existem dois tipos de custos, os fixos e os flutuantes.

Fixos: É o valor de sua saída para a realização de um trabalho. Este custo envolve a preparação do material para foto externa, compra de filmes, locação de equipamento, combustível e cachê de assistente. O custo de cada saída vai variar de acordo com cada profissional e com a dificuldade e a distância onde será realizado o trabalho. Procure montar uma tabela de distâncias e horas de trabalho.

Flutuantes: São os valores que não podem ser mensurados antes do trabalho, como fotos excedentes na mesma locação, número de filmes utilizados fora da programação, provas e cópias adicionais e despesas extras decorrentes da produção.

Como funciona: Uma estimativa de custos é sempre precedida de um orçamento complementar onde as despesas extras estão envolvidas.

2. Orçamento
Um orçamento reúne todos os detalhes de uma produção fotográfica e nele devem constar todos os detalhes referentes à produção da foto que será realizada.

- Nome do cliente
- Data
- Nome da agência contratante
- Nome do contato
- Data da produção
- Local
- Profissionais envolvidos
- Número de filmes
- Número de revelações
- Número de provas e cópias
- Despesas complementares.
- Data de validade e tempo de veiculação.

3. Contrato
Todo contrato de trabalho, veiculação ou prestação de serviço deve ser bem elaborado e, se for realizado para uma grande empresa ou se fizer parte de uma campanha que envolva veiculação em mídia e envolvimento de modelos e outros profissionais, o detalhamento é considerado fundamental.

Você pode encontrar modelos de contratos de produção fotográfica no website da Abrafoto - Associação Brasileira de Fotografia http://www.abrafoto.com.br

- Nome da empresa contratante / Cliente
- CGC / Inscrição.
- Data de assinatura do contrato.
- Nome da agência contratante.
- Nome do contato.
- Data da produção.
- Local.
- Profissionais envolvidos.
- Número de filmes.
- Número de revelações.
- Número de provas e cópias.
- Despesas complementares.
- Data de validade e tempo de veiculação.
- Valor.

Por fim, não deixe de consultar também os preços praticados no mercado. Esta comparação é importante para orientá-lo.
BONS NEGÓGIOS!

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