domingo, 26 de julho de 2009

Firmeza total na hora do clique! Aprenda.

Saiba como obter fotos seqüenciais e estáticas com o mínimo de ruídos, tanto com a ajuda de tripé, monopé, e a inda com o seu próprio pulso. As dicas que vamos dar são garantidas na hora de suas fotos, garantindo maior estabilidade e qualidade na hora de tirar suas fotografias!

Para obter boas fotografias você tem que manter a câmera estável, isso é básico. Às vezes, uma fotografia embaçada ou efeito de movimento pode ser intencional, mas na maioria das vezes é indesejado, por isso existe uma série de equipamentos para evitar isso. Os equipamentos mais comuns para ajudar a combater este "d-efeito" é o tripé e o monopé, mas veremos que também é possível fazer sem o uso de nenhum desses equipamentos.


O Tripé / Tripod

O tripé é o instrumento clássico para fazer fotografias nítidas e enquadradas. É de longe, o método mais eficaz para estabilixar uam imagem e garantir um resultado presciso, porém há alguns pontos a serem analizados para seu uso contínuo.

Existem diverosos modelos, formas e marcas de tripés, isso sem falar dos preços e categorias profissionais. É importante decidir de ante mão qual será seu objetivo ao usar um tripé, qual sua finalidade?! Por exemplo, será utilizado em um estúdio ou ao ar livre, que tipo de lentes que você está planejando usar e o peso que você podera carregar e com cabeça móvel ou fixo?

Se você só vai utilizar o tripé em ambientes fechados, ele não tem de ser o modelo mais resistente e forte como um tripé para exteriores. Quanto mais pesado o tripé mais estável ele é, existe uma 'regra' que diz que "para cada 100 mm de comprimento focal o tripé deve pesar 1 kg (2,2 lbs)". Portanto, se você estiver planejando usar uma teleobjetiva 300 mm o tripé deve pesar cerca de 3 kg (6,6 lbs). Não sei se está regra tem fundamento, mas pode funcionar como uma espécie de base para compra. Errar na hora da compra pode dar muita dor de cabeça, com trocas e devoluções, ocasionalmente perca do investimento.

Uma recomendação pessoal é o Manfrotto 055XPROB 488RC2 com cabeça giratória. A marca é muito boa e confiável e suporta lentes grandes. Este tripé não é o mais leve do mercado, mas é estável e tem um preço muito bom. Fora que tem uma boa altura, mesmo sem o extensor levantado.


Tripé Manfrotto 055XPROB

Recentemente redesenhado o modelo 055XPROB patenteado pela Manfrotto com a coluna de centro horizontal apresenta muita facilidade ao ser utilizado. Agora, estendendo a coluna para sua posição vertical mais alta, pode ser feito o giro para horizontal sem remover a cabeça ou desmontar. O mecanismo das pernas foi melhorado para melhor ajuste dos ângulos.

055xprob.jpg

Cabeças recomendadas:
808RC4, 056, 804RC2, 488, 488RC2, 488RC0, 222, 322RC2, 410, 460MG, 484RC2, 486RC2, 322RC, 410, 460MG.

Dimensões:

Altura mínima fechado
65.00 cm
Altura mínima
11.00 cm
Altura máxima com coluna
135.00 cm
Altura máxima com coluna abaixada
176.00 cm
Cor
Preto
Peso
2.40 kg
Carga máxima
7.00 kg


Valor aproximado(04/2009): R$610.00

Monopé

slsp.jpg

Um monopé é uma grande alternativa aos tripés e apoios de mão. Você não pode fazer uma foto com tempo de exposição de 1 hora em um monopé como você pode em um tripé com facilidade, bem sequer 15 segundos, mas esse não é o objetivo dos monopés. Eles são mais uma ferramenta para ajudar a estabilizar seus cliques, sem ter de transportar um tripé (as vezes pesado), e monopés são muito mais simples e rápido de montar.

Pode levar algum tempo para se identificar com o uso de um monopé, e a maneira mais eficaz de utilizá-lo é posicionar entre seus pés. Lembre-se apenas posicionar o monopé de maneira correta não vai ajudar muito, uma postura corporal adequada ajudara no resultado final.



Mão Livre

Esta é a forma mais comum usada para tirar fotografias e na maior parte do tempo ela funciona muito bem, mas há maneiras de aproveitar o seu entorno e mudando sua posição para ajudá-lo com estabilidade.

Sempre segure a câmara perto de você, respire e segure a respiração durante a execução da foto (Salvo se a foto for de exposição de 1 hora, hkkk...piada besta). Só leve o dedo ao disparador quando tiver focado o objetivo a ser fotografado, assim segure firme e lentamente pressione o "gatilho".

A posição deitado no chão é desconfortável mais trás bons ângulos e tem boa estabilidade também. Outra boa posição é estar com um joelho no chão e o outro formando um ângulo de 90 °.

Apoiado contra uma árvore ou muro é outra ótima maneira de ter a estabilidade. Se possível, coloque a câmara contra a árvore / parede para maximizar a estabilidade. O mesmo vale para pedras, troncos, parapeitos e praticamente tudo o que você encontrar para apoiar sua câmera. Em muitas ocasiões, pode ser mais útil apoiar sua câmera em uma rocha que utilizar um monopé.

Um último truque é colocar mão esquerda sobre o ombro direito, pegar a câmera na mão direita e colocá-la em seu cotovelo esquerdo / antebraço - isto pode demorar algum tempo para fazer, mas o resultado é uma postura muito estável que funciona bem com lentes teleobjet

Nenhum comentário:

Postar um comentário