quinta-feira, 23 de julho de 2009

Guia de Profissões Fotografia

Sobre a profissão

Fotografar é captar a luz das diversas coisas do mundo, imprimindo sua imagem para a posteridade. O fotógrafo utiliza diversos tipos de lentes, películas, câmeras, papéis especiais e plataformas digitais para gravar uma representação visual da realidade que o cerca.

É do universo de conhecimento desse profissional os estudos acerca da luz e da sombra das composições, os projetos de iluminação e enquadramento de cenas, a revelação química, a ampliação de fotos e a manipulação digital de imagens.

Os fotógrafos podem ter orientações profissionais distintas como fotojornalismo, quando trabalha com o registro de imagens que representem um fato jornalístico ou então sirvam como um documento comprobatório de uma ocorrência. Pode trabalhar na perícia técnica criminal, fotografando cenas de crime ou então auxiliando na identificação de pessoas em fotos ou vídeos.

Esse profissional também pode se especializar em fotografia de moda ou ainda fotografia científica, que requer técnicas apuradas para fotografar eventos como uma reação química ou então a divisão celular. Ele também está apto para acompanhar eventos esportivos ou sociais.

O fotógrafo, além disso, trabalha para as agências publicitárias, fotografando produtos e campanhas. E, como não, pode trabalhar com a fotografia artística, criando coleções fotográficas que sejam uma representação de sua existência e do mundo que o cerca.

Tipos de Curso

a) Nível Superior – Bacharelado: Duração média de 4 anos. O currículo básico do curso oferece disciplinas da área de humanas como história da arte, sociologia e filosofia. Também são ministradas aulas técnicas como fotografia, materiais fotográficos, informática aplicada, captura digital, cultura da imagem, iluminação de estúdio e natural, elementos constitutivos da imagem, a luz como expressão, câmera técnica, luz composta, edição fotográfica, fotografia editorial, fotografia documental, fotografia publicitária, crítica e curadoria, poéticas fotográficas.

b) Nível Superior – Tecnológico: Duração média de 2 anos. O currículo básico inclui disciplinas de história da arte, história da fotografia, teoria da comunicação, filosofia da imagem, forma e composição. As disciplinas práticas formam o aluno para as mais diversas áreas como publicidade, moda, estúdio, arquitetura, documental. Boa parte do curso se desenvolve em laboratórios.

c) Nível Médio – Curso Técnico: Duração média de 2 anos. O Técnico em Fotografia pode atuar como fotógrafo ou como um especialista em tratamento de imagens, em empresas como agências, estúdios, editoras, jornais, laboratórios fotográficos digitais.

d) Cursos Livres: Não conferem diploma, apenas certificado de conclusão de curso. Diversos cursos podem complementar a formação dos profissionais ou então preparar o aluno para atuação em alguns mercados específicos como o de ensaios pessoais, fotojornalismo, produção para fotografia publicitária, fotografia de arquitetura, fotografia de casamento.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é bastante concorrido, um bom portifólio e especializações ajudam o profissional a encontrar trabalho. Na maioria das vezes o fotógrafo trabalha como profissional freelancer, prestando serviços para agências publicitárias, em eventos ou trabalhando com a manipulação de imagens digitais.

As empresas que contratam o profissional são as editoras de revistas semanais e jornais que, por precisarem de um grande volume de trabalho, mantém fotógrafos em seus quadros funcionais.

O mercado de fotografias publicitárias é o que melhor remunera, já a fotografia de eventos como casamentos, festas, simpósios e congressos, é um dos mais movimentados. Em época de campanhas políticas também há uma grande movimentação de trabalhos para o fotógrafo, que faz a documentação da campanha.

Ofertas de Emprego

Existe trabalho por todo o território nacional, principalmente para a cobertura de eventos e fotografias pessoais para documentação. Os trabalhos em agências publicitárias se concentram nas regiões Sul e Sudeste, que reúnem as maiores agências e a maior movimentação de empresas anunciantes.

Institutos culturais também contratam esse profissional para a curadoria de mostras de fotografia ou então de festivais e concursos de fotografia. Nesse caso as melhores ofertas surgem nas capitais, especialmente Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.

O trabalho com a perícia criminal também oferece oportunidades em várias regiões do país, o profissional deve prestar concurso para ser admitido. A restauração de documentos e fotografias históricas também pode empregar esses profissionais.

Faixa Salarial

Depende do ramo de atividade e como, em geral, o profissional é autônomo, dependerá também da região onde atua e da qualidade de equipamento que possui. Para os contratados por jornais e revistas a média inicial é de R$ 1300,00.

Testemunhal do Aluno

"...o fotógrafo deve pensar e se portar como um pequeno empresário - tem que fazer pesquisa, tem que entender de mercado, tem que fazer cursos de qualificação para aprender novas técnicas, novas linguagem, entender o comportamento do mercado, analisar o cliente e saber vender seu trabalho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário