terça-feira, 28 de julho de 2009

Mais dicas sobre fotografia de natureza...

Dica 12. Escolha a lente certa

O uso de lentes adequadas pode ser de grande ajuda para obter o efeito desejado nas fotos de animais, flores ou outros elementos da natureza. Mas, para isso, é preciso que sua câmera digital ofereça a possibilidade de trocar as lentes — um recurso apresentado pelos modelos reflex. Para fotografar animais a distância, por exemplo, a lente indicada é a teleobjetiva longa (mínimo de 200 mm), que oferece uma boa aproximação do objeto.

Dica 13. Campo florido

Nas fotos de flores, as lentes mais usadas são a grande-angular e a objetiva com função macro. Se você for fotografar um campo florido, por exemplo, deve utilizar uma lente grande-angular entre 20 e 28 mm, que permite enquadrar uma área maior.

Dica 14. Close nas pétalas

Sabe aquela foto linda das gotas de orvalho sobre as pétalas da rosa? Você pode produzi-la usando uma lente macro (de 105 mm ou outra) e, se possível, um tripé. Algumas câmeras digitais compactas já incorporam a função macro entre os seus recursos. Nos modelos reflex, é preciso comprar a lente macro se ela não vier no kit da câmera. Também é possível obter o efeito de close empregando tubos de extensão ou uma lente auxiliar do tipo close-up.

Dica 15. Foco na rã

A lente macro também é utilizada para fotografar minúsculos insetos, como abelhas, besouros e aranhas, e pequenos animais, como sapos e rãs. Ela permite uma aproximação do assunto, a uma distância mínima de foco de centímetros. Em geral, essa lente é usada junto com o flash para congelar o movimento e garantir o foco da imagem. Na verdade, o ideal é empregar dois flashes, um em cada lado, para eliminar as sombras — já que a captura da imagem tem de ser feita bem de perto. Para esse tipo de foto, uma macro de 100 mm ou mais é preferível. Se for usada uma lente mais curta, será necessário aproximar muito a câmera do objeto.

Dica 16. Na beira d’água

Cuidado na hora de bater fotos próximo à água de rios, lagos ou do mar. O brilho da luz sobre a água pode produzir reflexos que prejudicam a foto. Há várias opções para evitar isso. Se o objeto a ser fotografado estiver perto, vale a pena acionar o flash ou encontrar um ponto de vista mais favorável. Além disso, um filtro polarizador corretamente ajustado reduz bastante os reflexos. Naturalmente, você não deve usar esse filtro se seu objetivo for justamente registrar os reflexos, o que também pode trazer resultados interessantes.

Fonte: http://info.abril.com.br/edicoes/240/arquivos/5663_1.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário