terça-feira, 7 de julho de 2009

Qual o melhor horário para fotografar?

Logo de manhã (antes das 9) e no finalzinho da tarde (após as 4), você tem uma luz diferenciada, mais amarelada, e mais "rasante" (deitada, digamos tongue.png) que causa sombras alongadas e em geral ressalta relevos (dependendo, claro, da posição deles). Essa luz ainda é "dura", mas de uma qualidade muito superior à dos horários intermediários.

Para o uso de polarizador, e para conseguir um céu bem "azul", acredito que das 9 da manhã às 3/4 da tarde seja o ideal (considerando-se que a área mais "polarizável" do céu é com o sol acima e a 90 graus de onde você aponta a lente).

Luz dura é a luz que proporciona sombras nítidas, de contorno perfeito. Normalmente essa luz serve mais pra se fazer abstrações com contrastes do que qualquer outra coisa, mas por vezes é tudo o que temos. Se tiver que fazer um retrato nessa situação, prefira fazê-lo à sombra, e tome cuidado para que o fundo não fique no sol (o que pode arruinar sua fotometria ou mesmo estourar o background da imagem, a não ser que o efeito seja intencional).

Luz suave é a que temos quando o céu está completamente nublado, ou quando estamos à sombra, ou com névoa. Isso porque ela não gera sombras, ou se gera, são bem suaves, difusas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário